Listagem de Estágios

1682. O mundo oculto da Tapada da Ajuda: fungos micorrízicos arbusculares nos solos da Vinha, da Horta e do Observatório Astronómico

Instituição: Linking Landscape, Environment, Agriculture and Food (LEAF), Instituto Superior de Agronomia
Responsável: Amaia Miren Nogales Garcia
Anos:
Área: Biologia
Data: de 11-07-2022 a 15-07-2022 Horário: Manhã
Investigador(es): Rosalba Fors Amaia Nogales

Descrição: Os fungos micorrízicos são microrganismos do solo que estabelecem relações benéficas com as plantas. Ao entrarem nas raízes, ajudam as plantas a absorver melhor os nutrientes e água do solo. Existe uma grande diversidade de fungos micorrízicos de acordo com as espécies de plantas e o tipo de solo de cada área. Assim, coletando amostras de solo em sítios de interesse, é possível determinar a diversidade micorrízica presente. Isso é possível através da observação dos esporos formados por estes fungos, os quais variam quanto a cor, tamanho, e a presença ou não de curiosas ornamentações, características que por sua vez servem para diferenciar as espécies.
O objetivo deste estágio é coletar amostras de solo da Tapada da Ajuda, nomeadamente de solos agrícolas da vinha e da horta, e de um solo não agrícola referente à zona do Observatório Astronómico. A partir das amostras de solo o estudante irá extrair os esporos de fungos, separá-los a partir das características morfológicas acima mencionadas e fotografá-los no microscópio. Finalmente, o estudante irá selecionar os tipos de esporos mais abundantes em cada solo e os inoculará em plantas de alho francês para estabelecer culturas puras, contribuindo assim a ampliar a coleção Nacional de fungos micorrízicos do ISA.

Observações: Os fungos micorrízicos são microrganismos do solo que estabelecem relações benéficas com as plantas. Ao entrarem nas raízes, ajudam as plantas a absorver melhor os nutrientes e água do solo. Existe uma grande diversidade de fungos micorrízicos de acordo com as espécies de plantas e o tipo de solo de cada área. Assim, coletando amostras de solo em sítios de interesse, é possível determinar a diversidade micorrízica presente. Isso é possível através da observação dos esporos formados por estes fungos, os quais variam quanto a cor, tamanho, e a presença ou não de curiosas ornamentações, características que por sua vez servem para diferenciar as espécies.
O objetivo deste estágio é coletar amostras de solo da Tapada da Ajuda, nomeadamente de solos agrícolas da vinha e da horta, e de um solo não agrícola referente à zona do Observatório Astronómico. A partir das amostras de solo os estudantes irão extrair os esporos de fungos, separá-los a partir das características morfológicas acima mencionadas e fotografá-los no microscópio. Finalmente, os estudantes irão selecionar os tipos de esporos mais abundantes em cada solo e os inocularão em plantas de alho francês para estabelecer culturas puras, contribuindo assim a ampliar a coleção Nacional de fungos micorrízicos do ISA.

Local de encontro: Edificio principal do Instituto Superior de Agronomia Hora: 9:00