Listagem de Estágios

1679. Construção e Controlo de Drones


Instituição: Unidade Técnico Científica de Engenharia Electrotécnica e Industrial, Instituto Politécnico de Castelo Branco
Responsável: Pedro Torres
Nº Alunos: 6
Anos:
Área:
Data: de 11-07-2022 a 15-07-2022 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Pedro Torres


Descrição: A robótica é uma área fundamental de desenvolvimento científico e tecnológico que está cada vez mais presente em tudo aquilo que nos rodeia. A par do desenvolvimento da robótica móvel, têm emergido no mercado diversos tipos de aeronaves autónomas, também conhecidas por Drones. Estas aeronaves podem ser utilizadas para atividades mais lúdicas e entretenimento, como podem ser muito uteis para aplicações comerciais, como filmagens aéreas, inspeção e identificação, transporte de objetos, entre outros.
O objetivo deste estágio é proporcionar aos alunos mais jovens a oportunidade de construir um Drone de raiz, perceber a sua construção mecânica, a componente eletrónica associada e todo o processo de controlo de voo. De uma forma simples, os alunos constroem o seu Drone e programam-no para voar em forma de teleoperação ou autónoma. Assim os alunos são estimulados a aprender fazendo.

Observações: Estimular e incentivar o ensino da Engenharia através de uma abordagem de aprender fazendo. A montagem de cada kit de drone e a aprendizagem sobre cada componente e sua funcionalidade auxiliará a aprender conceitos de física, matemática, eletrónica e áreas afins de uma forma lúdica a focada nos alunos mais jovens.

Este estágio disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Escola Superior de Tecnologia do IPCB Hora: 2:00:00 PM
Pessoa de contacto: Pedro Torres

Esta iniciativa já não aceita candidaturas