Listagem de Estágios

1663. À caça das partículas elementares na natureza

Instituição: Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP)
Responsável: Sofia Andringa
Nº Alunos: 8
Anos:
Área:
Data: de 21-07-2022 a 29-07-2022 Horário: Tarde
Investigador(es): Sofia Andringa, Pedro Abreu, Luis Afonso

Descrição: Neste estágio procuramos dar a conhecer o mundo das partículas elementares e os seus métodos de investigação. Organizamos a _caça_ em torno de algumas tarefas, com que vamos respondendo a várias perguntas: que partículas são estas e quais as suas propriedas? onde existem e qual o seu papel na natureza?

No LIP estudamos as partículas elementares produzidas nos grandes aceleradores de partículas ou pelos raios cósmicos, participamos nas grandes experiências do LHCa mas também em observatórios de neutrinos ou matéria escura. Desenvolvemos detetores para estas experiências e para serem usados na medicina ou no espaço.

No estágio, vamos conhecendo as várias partículas: o fotão, o electrão, o positrão, o muão, o neutrinos, os bosões Z, W e H. Partículas a partícula vão aparecendo conceitos novos e estabelecem-se pontes entre eles. Seguimos as várias atividades que constituem o trabalho dos físicos de partículas: da pesquisa bibliográfica à recolha de dados no laboratórios_ dos cálculos simples aos programas de análise mais detalhados_ até à comunicação dos resultados.

Propomos um _bocadinho_ de cada coisa, mas o enfase pode ser ajustado conforme o interesse dos participantes. Vamos então à caça das partículas na Natureza.

Observações: O estágio é no LIP- Lisboa