Listagem de Estágios

1639. Folha de oliveira como recurso bio-renovável


Instituição: Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa - Instituto de Investigação do Medicamento - iMed
Responsável: Carlos A. M. Afonso
Nº Alunos: 2
Anos: 10º, 11º
Área: Química
Data: de 27-06-2022 a 01-07-2022 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Késsia H. S. Andrade_ Carlos A. M. Afonso


Descrição: Esta proposta de estágio visa trazer experiência e conhecimento na valorização de recursos bio renováveis, através da aplicação de metodologias de química orgânica sintética que permitem a criação de moléculas derivadas de recursos naturais prontamente disponíveis, como as folhas de oliveira.
A oleropeína (OLE) é um dos principais compostos encontrados na folha da oliveira (0,5-2% (p / p) seco) seguida de uma variedade de outros compostos fenólicos. Esta, é constituída por três blocos: hidroxitirosol, glicose e monoterpeno que mantêm características químicas atraentes e tem atividade antimicrobiana e antiviral.
A nossa proposta de trabalho consiste então na extração de oleropeína das folhas de oliveira seguida de uma reação de metanólise catalisada por Amberlyst 15 (uma resina com características acídicas) que visa a clivagem exclusiva da ligação acetal entre o glicosídeo e as subunidades de monoterpeno, e elimina assim a porção glicosídica.

Observações: O(A) aluno(a) deve trazer bata de laboratório e óculos de proteção. É aconselhável trazer um caderno de apontamentos.

Este estágio não disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Entrada da Faculdade de Farmácia, Universidade de Lisboa Hora: 9:00:00 AM
Pessoa de contacto: Késsia H. S. Andrade_ Carlos A. M. Afonso

Esta iniciativa já não aceita candidaturas