Listagem de Estágios

1520. Caracterização da salinidade da água do rio Tejo entre Lisboa e Vila Franca de Xira


Instituição: Centro de Estudos de Engenharia Química (CEEQ), Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Responsável: Hugo Félix Silva e Nelson Alberto Silva
Nº Alunos: 5
Anos: 10º, 11º
Área: Química
Data: de 11-07-2022 a 15-07-2022 Horário: Manhã
Investigador(es): Hugo Félix Silva Nelson Alberto Silva Manuel Matos Isabel Godinho


Descrição: Uma das características mais marcantes da água do mar é o seu sabor salgado. Esse sabor é causado por sais dissolvidos na água. Os iões de cloreto (Cl–) e de sódio (Na+), juntos, representam mais de 86% de todas as substâncias dissolvidas na água do mar. Além destes, a água do mar contém ainda, em percentagem significativa, os iões sulfato (SO42–), magnésio (Mg2+), cálcio (Ca2+) e potássio (K+).
Nos rios que desaguam no mar é normal a mistura de água doce com água salgada na zona da foz. Temos o exemplo do Rio Tejo em que no seu estuário, a água tem praticamente a salinidade (teor total de sal) da água do mar. Este efeito diminui à medida que nos afastamos da foz e a água do rio apresenta as características de “água doce”.
A salinidade da água do rio Tejo, em particular tem um impacto importante nas culturas agrícolas existentes ao longo das suas margens, que diminuem a sua produtividade podendo mesmo secar. Este efeito é particularmente importante na zona da Lezíria em que a água do Rio Tejo é usada para a rega de grandes áreas de cultivo.
A salinidade de uma água pode ser avaliada através da medição de diversos parâmetros, como por exemplo da sua condutividade elétrica. Esta será tanto maior, quanto maior for a concentração de iões na água.
Como valores típicos, refira-se que uma a água pura apresenta um valor de condutividade de aproximadamente 0,055 μS.cm-1, a água da torneira apresenta um valor de aproximadamente 50-1000 μS.cm-1 e a água do mar apresenta um valor de aproximadamente 53000 μS.cm-1.
Neste trabalho estudaremos a evolução da salinidade do Rio Tejo entre Lisboa e Vila-Franca-de- Xira. Serão recolhidas amostras de água do rio em vários locais e será medida a sua salinidade, pH e temperatura. Com base nos resultados obtidos neste trabalho, será elaborado um mapa de salinidade entre Lisboa e Vila Franca de Xira.

Observações: Caracterização da salinidade da água do rio Tejo entre Lisboa e Vila Franca de Xira

Este estágio não disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: ISEL - Átrio principal Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Hugo Filipe Félix Antunes da Silva

Esta iniciativa já não aceita candidaturas