Dia Internacional das Células Estaminais

Atividades disponíveis de 12 de Outubro a 14 de Outubro

Inscrições


Para participar deverá registar-se no MyCiencia Viva, o passaporte para todas as iniciativas da Ciência Viva. Depois do registo, poderá inscrever-se nas atividades.



De:
Até:

Listagem de Atividades


ICVS/Universidade do Minho

Células Estaminais Mesenquimatosas: como usar nutrientes para elevar seu poder regenerativo

,
ID: 2247

Células estaminais mesenquimatosas são células encontradas em várias regiões do corpo (medula óssea, tecido adiposo, placenta, cordão umbilical) responsáveis pela manutenção da saúde dos tecidos em que habitam. Recentemente, pesquisas têm sido desenvolvidas para utilizar estas células como possíveis terapias para inúmeras doenças. Porém, pouco se sabe sobre como estas células respondem a diferentes estados nutricionais, e se sua capacidade regenerativa pode ser alterada, com o uso de nutrientes específicos. Nesta sessão, os novos conceitos relacionados com o “priming” nutricional das células estaminais para uso terapêutico será discutido.

Instituição: ICVS/Universidade do Minho

Investigador(a): Jonas Campos

Data:

13-10-2022 09:30 Inscrições Encerradas


O papel das células estaminais na doença de Parkinson

,
ID: 2258

A doença de Parkinson é caracterizada pela perda de um tipo de células especializado do sistema nervoso central – os neurónios dopaminérgicos. Apesar da evolução do conhecimento sobre esta doença, ainda não existem tratamentos eficazes para melhorar a capacidade motora dos doentes de Parkinson - o principal sintoma consequente da perda de neurónios dopaminérgicos. As células estaminais são caracterizadas pela sua capacidade de auto-renovação e diferenciação em vários tipos de células existentes no organismo. Estas células têm sido aplicadas tanto no estudo dos mecanismos associados à morte dos neurónios dopaminérgicos, como em várias abordagens terapêuticas para substituir e proteger os neurónios perdidos. Nesta sessão iremos apresentar os principais avanços na ciência destas diferentes aplicações das células estaminais na doença de Parkinson.

Instituição: ICVS/Universidade do Minho

Investigador(a): Ana Maria Franco Aveiro Marote

Data:

14-10-2022 11:30 Inscrições Encerradas


Secretoma de células estaminais pluripotentes induzidas para regeneração do sistema nervoso central

,
ID: 2255

O sistema nervoso central (CNS) humano apresenta uma fraca capacidade de regeneração, o que explica a insuficiente recuperação de eventos traumáticos (ex.: lesões cerebrais e da medula espinal) e de doenças neurodegenerativas (ex.: Parkinson, Alzheimer). As células estaminais representam uma terapia interessante para este tipo de doenças, uma vez que possuem propriedades importantes para a promoção de regeneração do CNS. Nesta palestra vai-se falar de células estaminais e de células estaminais pluripotentes induzidas, e de como o secretoma (moléculas libertadas) destas células pode ser usado na regeneração do CNS.

Instituição: ICVS/Universidade do Minho

Investigador(a): Diogo Jorge Ferreira Santos

Data:

14-10-2022 14:00 Inscrições Encerradas