Listagem de Ações de Verão


A Geologia da Orla Costeira – Praia Norte

A área protegida do SIC (Sítio de Interesse Comunitário) litoral norte, tem diversas áreas de afloramentos rochosos que nos contam histórias da evolução da terra. Estes afloramentos datam do paleozóico, quando o nosso território era muito diferente daquilo que hoje observamos. Nestas zonas tínhamos um oceano primitivo, onde atualmente podem ser observadas diversas formações geológicas desse período.
A atividade pretende levar os participantes a observar os afloramentos rochosos e, através desta observação, a entenderem de que forma a terra evoluiu nos últimos milhões de anos. Poderão ainda observar, nestes afloramentos, indícios da biodiversidade do oceano Rheic.
Todos os participantes deverão levar vestuário e calçado adequado, chapéu e água. Caso queiram, poderão levar binóculos e máquina fotográfica. Informamos que o cancelamento da atividade está dependente das condições meteorológicas. O ponto de encontro é junto ao local e a equipa responsável vai estar facilmente identificável,

Duração: 2.00 Horas

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Planetário - Casa da Ciência de Braga

Localização: Praia Norte, VIANA DO CASTELO, VIANA DO CASTELO

Data:

28-08-2026 10:00 - Inscrição

Ver Mais

Sistemas dunares de Viana do Castelo

As zonas costeiras são areas muito dinâmicas e que, devido a algum desconhecimento, têm sofrido ao longo dos anos uma forte degradação. Na costa de Viana do Castelo, ainda conseguimos observar sistemas dunares completos que nos dão indícios sobre as variações climáticas que ocorreram nesta região, no passado.

Duração: 1.30 Horas

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Planetário - Casa da Ciência de Braga

Localização: Viana do Castelo, VIANA DO CASTELO, VIANA DO CASTELO

Data:

28-08-2026 14:30 - Inscrição

Ver Mais