Listagem de Ações de Verão


A pé pelo Sistema Solar?

Este ano, o Sistema Solar à Escala no concelho de Estremoz faz 19 anos! Em torno de Estremoz existe o único Sistema Solar à escala em toda a Península Ibérica, e um dos poucos a nível mundial. Um instrumento único para perceber a verdadeira dimensão do nosso universo.
Vem fazer esta viagem pelos planetas internos e descobre as distâncias a que se encontram os planetas externos!

Duração: 1.00 Horas

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Estremoz

Localização: Estremoz, ESTREMOZ, EVORA

Data:

01-09-2026 10:00 - Inscrição

Ver Mais

Ciência nos jogos: métodos e estratégias

Uma tarde diferente e divertida com jogos de tabuleiro modernos aberta a toda a comunidade: eis a proposta da Para Além do Digital – Associação Cultural e de Desenvolvimento em colaboração com o Centro Ciência Viva de Estremoz.
Não precisam de trazer jogos ou de saber jogar: nós ensinamos. Mas, se quiserem, podem trazer os vossos.
Todos serão bem-vindos, independentemente da experiência ou da idade.

Duração: 2.00 Horas

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Estremoz

Localização: Estremoz, ESTREMOZ, EVORA

Datas:

19-07-2026 14:00 - Inscrição

09-08-2026 14:00 - Inscrição

06-09-2026 14:00 - Inscrição

Ver Mais

Da pedreira à bancada da cozinha – a surpreendente história dos mármores do Alentejo

Esta ação pretende enfatizar a história geológica de Portugal, com destaque especial para o Alentejo, onde uma viagem a um oceano paleozóico e ao interior de uma cadeia de montanhas, agora totalmente dizimada, nos levará a compreender o complexo trajeto genético dos mármores de Estremoz. Esta matéria-prima, usada pelo menos desde a época romana no Alentejo, é uma das características inevitáveis da cidade, sendo uma das imagens de marca da cidade no mundo.
A presença de impressionantes cicatrizes de exploração deste recurso em torno da cidade, a sua transformação até à sua variada utilização, que confere à cidade as suas cores brancas típicas, serão alvo da atividade proposta. A visita a uma pedreira em laboração e a uma fábrica de transformação de mármore serão os pontos altos da atividade.

Duração: 2.00 Horas

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Estremoz

Localização: Estremoz, ESTREMOZ, EVORA

Datas:

24-07-2026 09:30 - Inscrição

01-09-2026 09:30 - Inscrição

Ver Mais

Eclipsemo-nos! No Castelo de Estremoz

O céu noturno sempre despertou um enorme fascínio, mas quando contemplamos o céu nem sempre conseguimos compreender as diferenças entre estrelas, planetas e as diversas constelações. O céu do Alentejo permite-nos desfrutar do prazer de observar as estrelas como em pouco sítios no nosso país. Venha conhecer melhor o céu e observar Júpiter, Saturno e muitos outros objetos do céu profundo através do telescópio.

Duração: 2.00 Horas

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Estremoz

Localização: Estremoz, ESTREMOZ, EVORA

Data:

12-08-2026 18:00 - Inscrição

Ver Mais

Porque estão os castelos onde estão? O exemplo do castelo de Estremoz

Dada à sua importância no plano da estratégia militar, os castelos foram na sua maioria construídos em pontos elevados. Mas essa escolha pode ter justificações diferentes: por um lado, a maior altitude proporciona melhor visibilidade sobre os inimigos, facilitando a defesa. Por outro, em caso de ataque a ação da gravidade facilita a vida a quem está no castelo, pois aumenta o alcance dos seus projéteis e diminui o alcance dos que são arremessados pelos atacantes. Nesta ação será analisado o caso do castelo de Estremoz, não só na perspetiva da sua arquitetura, mas também procurando perceber a génese da colina onde se localiza.

Duração: 2.00 Horas

Ação gratuita

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Estremoz

Localização: Estremoz, ESTREMOZ, EVORA

Datas:

19-07-2026 10:30 - Inscrição

13-09-2026 10:30 - Inscrição

Ver Mais