Sabia que no Aqueduto das Águas Livres, infraestrutura de abastecimento de água a Lisboa construída no século XVIII, embora a água não fosse tratada, os arquitetos introduziram dispositivos destinados à limpeza da água com a intenção de eliminar possíveis contaminações? E sabia que a Fábrica de Água de Alcântara tem um forte contributo na melhoria da qualidade da água do Estuário do Tejo?
Então, venha conhecer uma das maiores obras de engenharia hidráulica, seguindo depois para a maior estação de tratamento de águas residuais do país, um excelente exemplo de economia circular, onde a água tratada é reciclada e valorizada para outros fins antes de ser devolvida ao Tejo. Ação realizada em parceria com a Empresa Águas do Tejo Atlântico.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Museu da Água e do Património Histórico
Início - Calçada da Quintinha, n. 6 (Campolide) - Aqueduto das Águas Livres, LISBOA, LISBOA
Data:
20-08-2024 09:30 - Ação já em curso / terminada
A visita guiada, proposta pelo Museu da Água, inicia-se numa das maiores infraestruturas hidráulicas oitocentistas, produzida com o propósito de transportar maiores caudais de água à cidade de Lisboa – o Aqueduto das Águas Livres.
O conjunto monumental das Amoreiras foi concebido para celebrar a entrada da água em Lisboa, e integra o reservatório final – Mãe d’Água das Amoreiras, o Arco Monumental das Amoreiras, que corresponde ao 100º arco do sistema Aqueduto das Águas Livres, e a sequência de dez arcos de volta redonda, que acompanham a Praça das Amoreiras.
Venha percorrer o histórico caminho da água em Lisboa.
Ação gratuita
Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva , em colaboração com Museu da Água e do Património Histórico
Calçada da Quintinha, n. 6 em Campolide, LISBOA, LISBOA
Data:
24-07-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada