A atividade “Das Pedras aos Carvalhais” permite uma viagem ao longo do tempo pelo Parque Natural Local Vouga-Caramulo, em Vouzela.
Nesta visita de dois temas vamos ouvir falar de achados arqueológicos e vidas de outros tempos e de como estamos a recuperar a biodiversidade em carvalhais que arderam em 2017.
A ação terá início na anta da Lapa de Meruge, local que foi um sepulcro, uma espécie de jazigo de famílias, mas que mais tarde terá sido abrigo de pastores ou de agricultores. De seguida faremos uma pequena caminhada até à escavação arqueológica do Tapado das Casas, local usado sazonalmente durante o verão quando os pastos em torno da aldeia escasseavam e os da montanha estavam frescos e acessíveis.
Na segunda parte da visita faremos uma breve subida por um caminho antigo até aos carvalhais que arderam no fogo de 2017 e onde a MONTIS está a recuperar a biodiversidade que outrora existia em abundância: na mancha de carvalhos que resistiu ao fogo abrimos uma clareira, colocámos um tabuleiro para gaios (aves que nos ajudam a semear bolotas) e caixas-ninho (para vermos se conseguimos captar mais espécies de aves)_ na restante área estamos a ajudar os carvalhos que arderam a recuperar. Poderemos ver indícios de várias espécies e, quem sabe, visualizar muitas das aves que nidificam nos nossos carvalhais. Se tivermos tempo poderemos também ir espreitar algumas das plantações de espécies nativas - teixos, loendros - que fizemos junto à ribeira de Meruge.
Se quiserem “pôr as mãos na terra”, podem ficar até domingo e não só ajudar na regeneração natural, através da condução dos carvalhos, como ver nascer a Lua Cheia e ouvir os ruídos da noite no carvalhal, dormindo em tendas individuais que a MONTIS pode fornecer mediante pedido.
Esta ação decorre na área protegida Parque Natural Local Vouga-Caramulo
Itinerário: Lapa de Meruge - Escavação arqueológica do Tapado das Casas – Dumação e Cabrieira (propriedades MONTIS)
Duração: 3.30 Horas
Ação gratuita
Esta ação enquadra-se no âmbito dos Alertas da Natureza
Idade Minima: 6 anos
Centro Ciência Viva: Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra
Entidade Parceira: MONTIS – Associação para a Gestão e Conservação da Natureza
Ponto de encontro: Lapa de Meruge (40° 38′ 27,37″N_ 8° 8′ 24,90″W) Hora: 10:00
Meio de Transporte: A pé
Público-Alvo:
Como chegar: Coordenadas GPS: (40° 38′ 27,37″N_ 8° 8′ 24,90″W)
Localidade: Carvalhal de Vermilhas
Concelho: VOUZELA
Distrito: VISEU
Mais informações: https://drive.google.com/file/d/1dTmssYG2hWIlNP7Ek9_8yEet6KjBHkj/view
Data:
17-08-2024 10:00 - Ação já em curso / terminada
Voltar à listagem