ALERTAS DA NATUREZA

 

Não são poucos os alertas da natureza que nos vão chegando através dos dados registados e analisados por cientistas. Dada a magnitude destas questões, a Ciência Viva no Verão volta a focar-se na proteção da biodiversidade, bem como no combate e mitigação da emergência climática. Pode encontrar as atividades que refletem esta preocupação aqui.  

  • A concentração de dióxido de carbono é superior à verificada nos últimos 2 milhões de anos.

    CO2

  • A última década foi a mais quente dos últimos 125.000 anos.

    Temperatura

  • Extinguiram-se 5 a 10% espécies de insetos em todo o mundo desde a industrialização.

    Biodiversidade

  • Cerca de 100.000 mamíferos marinhos perdem a vida anualmente devido à presença de plástico nos oceanos.

    Poluição

Rota do Atum

ID: 5588

Desde tempos longínquos que o atum é uma importante fonte de alimento para as populações das zonas costeiras. Os romanos, e outros povos que ocuparam o Algarve, exploraram este recurso deixando um legado para as populações atuais. Num passado mais recente, a pescaria de atum estava organizada em Portugal por arraiais, sítios onde os pescadores e as respetivas famílias habitavam durante a pescaria. Nesta ação visitaremos o arraial dos 3 Irmãos para explorar como a história e a exploração deste recurso contribuíram para o desenvolvimento das populações que deste dependiam. A atividade é dinamizada em parceria com a Lais de Guia - Associação Cultural do Património Marítimo.
Esta actividade decorre na área protegida Parque Natural da Ria Formosa

Esta ação decorre na área protegida Parque Natural da Ria Formosa

Itinerário: Visita ao Arraial 3 irmãos

Duração: 2.00 Horas

Ação gratuita

Esta ação enquadra-se no âmbito dos Alertas da Natureza

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Tavira

Entidade Parceira: Lais de Guia

Ponto de encontro: Comboio turístico para a praia do Barril Hora: 16:15

Meio de Transporte: A pé

Público-Alvo: Adultos, Crianças, Famílias

Como chegar: Direção VRSA - Tavira: Ao chegar a Tavira seguir pela M515 até chegar a Santa Lúzia. Direção Olhão - Tavira: Seguir pela EN125 e após a passagem por Luz de Tavira, em direção a Tavira, virar em direção à praia do Barril/Pedras De El-Rei na M1347 e seguir até chegar à localidade de Santa Luzia.

Coordenadas GPS: 37.086894192684, -7.6628145798096

Localidade: Pedras de El-Rei, Santa Luzia, Tavira

Concelho: TAVIRA

Distrito: FARO

Mais informações: https://tavira.cienciaviva.pt/

Datas:

-- - Ação já em curso / terminada

02-08-2024 16:30 - Ação já em curso / terminada

09-08-2024 16:30 - Ação já em curso / terminada

Voltar à listagem