Listagem de Ações de Verão

3612. As constelações de verão

Inicia-se com uma leitura da esfera celeste e breve introdução à astronomia. Após estes momentos segue-se a observação noturna dos objetos celestes visíveis ao longo da duração da sessão, com evidência das principais estrelas e constelações de verão, o movimento da esfera celeste, enxames estelares, nebulosas, planetas visíveis e, por fim, uma abordagem específica das figuras da Ursa Menor, Maior e Dragão em que se associa o tema da precessão e movimentos subsequentes.

Itinerário: Funchal/Monte/Poiso/Chão da Lagoa/Obervatório da Casa do Areeiro

Como chegar: Funchal/Monte/Poiso/Chão da Lagoa/Obervatório da Casa do Areeiro

15-08-2023 21:30 - Ação já em curso / terminada

3609. Astronomia no Porto Santo

Introdução à astronomia seguida da regular observação dos objetos celestes visíveis com destaque para as principais estrelas e constelações de verão e os gigantes gasosos. Para além disso, serão ainda observados enxames estelares, nebulosas e a galáxia de Andrómeda.

Itinerário: Escola Secundária do Porto Santo

Entidade Parceira: AEPGA - Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino

Ponto de encontro: Entrada da Escola B+S Dr. Francisco Freitas Branco Hora: 21:30

Localidade: Escola Secundária/Porto Santo

Concelho: PORTO SANTO

15-08-2023 21:30 - Ação já em curso / terminada

3696. Conhecer o cérebro: mitos e curiosidades

O cérebro é um órgão bastante complexo e são vários os eventos que podem pôr em causa o seu normal funcionamento e saúde. Nesta atividade vamos explorar temáticas como a organização do sistema nervoso central, estrutura e funcionamento do cérebro, tipos de doenças neurológicas que poderão afetar o normal funcionamento do cérebro e intervenções cognitivas baseadas em tecnologias interativas, que poderão ajudar a diminuir as consequências negativas destas doenças ao nível do funcionamento cognitivo. A atividade contará com uma parte prática de expressão plástica sobre o cérebro e poderão experimentar algumas destas tecnologias interativas desenvolvidas pelo NeuroRehabLab. A linguagem e atividade prática desta ação é dirigida sobretudo a participantes entre os 5 os 9 anos. Os menores devem estar acompanhados de um adulto. Ação realizada com a colaboração do grupo de investigação NeuroRehabLab e do Centro Comercial La Vie Funchal.

Entidade Parceira: ARDITI -Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação

Ponto de encontro: Centro Comercial La Vie, Piso 0, Placa Central (zona da restauração) Hora: 17h

Como chegar: Deslocar-se ao Centro Comercial La Vie, no centro do Funchal e dirigir-se ao Piso 0.

Distrito: R A MADEIRA

Ação acessível a pessoas com mobilidade reduzida.

19-07-2023 17:00 - Ação já em curso / terminada

20-07-2023 17:00 - Ação já em curso / terminada

3855. Desde a formação do planeta Terra até ao povoamento da Ribeira Brava: uma história com 4,543 mil milhões de anos.

Percurso pedonal no Centro Histórico da Vila da Ribeira Brava, ilha da Madeira, desenvolvido para todas as idades, onde o participante terá a oportunidade de embarcar numa viagem com partida na formação do planeta Terra, passando pelas particularidades da formação da ilha da Madeira no Atlântico, e com término no seu povoamento pelos portugueses. O vale e o edificado servirão como material didático para as observações de particularidades científicas, históricas e culturais, próprias do meio insular.

Itinerário: A atividade desenvolve-se no modo de percurso pedonal no centro histórico da vila da Ribeira Brava, ilha da Madeira.

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Estremoz

Ponto de encontro: Snack-Bar e pizzaria O Caixote (https://goo.gl/maps/ygcXVCXxmmVSbasy5) Hora: 10:00

Como chegar: A deslocação até à vila da Ribeira Brava deverá ser efetuada pelos acessos rodoviários tradicionais (Via Rápida 1, Via Expresso 3, Via Expresso 4). Após chegar à Rua Padre Gil, seguir à beira-mar pela Rua Gago Coutinho e Sacadura Cabral, até ao Forte de São Bento, sendo o ponto de encontro no Snack Bar contíguo a este monumento.

Localidade: Ribeira Brava

Concelho: RIBEIRA BRAVA

Distrito: R A MADEIRA

O percurso pedonal decorre em meio urbano, com uma rota circular pelas ruas do Centro Histórico da vila da Ribeira Brava. O trajeto estabelecido é acessível a pessoas de todas as faixas etárias e, também, para Pessoas com Mobilidade Reduzida.

Mais informações: https://www.vicentegeotours.com

05-08-2023 10:00 - Ação já em curso / terminada

09-09-2023 10:00 - Ação já em curso / terminada

3680. Fotografia ecológica - antotipia e fitotipia

Nesta atividade pretende-se que os participantes explorem dois processos de fotografia ecológica, a antotipia, que utiliza a fotossensibilidade de pigmentos vegetais impregnados em papel para produzir impressões fotográficas, e a fitotipia, que utiliza folhas de plantas como suporte para criar imagens a partir da sensibilização da clorofila pela luz do sol. Nestes dois processos de fotografia efémera pretende-se sensibilizar os participantes para os fenómenos científicos destas técnicas fotográficas e a sua exploração no campo artístico e cultural. Os participantes menores devem estar acompanhados de um adulto.

Ponto de encontro: Edifício Madeira Tecnopolo, piso -1 (Foyer) Hora: 14h30

Como chegar: Dirigir-se ao Ed. Madeira Tecnopolo, que se situa ao lado da Universidade da Madeira e descer até ao Piso -1.

Distrito: R A MADEIRA

Ação acessível a pessoas com mobilidade reduzida.

-- - Ação já em curso / terminada

24-07-2023 14:30 - Ação já em curso / terminada

3780. Há vida na Ribeira da Ribeira Brava

As ribeiras têm grande importância ecológica e para as comunidades humanas que vivem perto delas. Entre outros bens e serviços, fornecem habitats importantes para uma grande variedade de espécies animais e vegetais. Nesta atividade, a realizar junto à ribeira de Machico, será possível observar e identificar alguns animais presentes (anfíbios, peixes, insetos ou aves), medir alguns parâmetros da água e explorar o problema da poluição por lixo. Será ainda discutido o papel das ribeiras no nosso bem-estar e sobrevivência bem como o papel das espécies que vivem nestes ecossistemas.
A atividade é aberta a todo o público. No entanto, os temas abordados serão compreendidos por crianças a partir dos 6 anos de idade.
A atividade terá lugar junto às ribeiras sem acesso ou acesso difícil a pessoas com dificuldades motoras, mas uma parte poderá ser feita em zonas circundantes de melhor acesso. Como a atividade será realizada ao ar livre, estaremos sujeitos às condições atmosféricas e, em caso de chuva, uma parte da atividade ficará condicionada. Aconselha-se o uso de roupa e calçado confortável, protetor solar e água.
Atividade realizada com a colaboração de investigadores do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, polo da Madeira.

Esta actividade enquadra-se no âmbito dos Alertas da Natureza

Ponto de encontro: Na frente Mar perto da Ribeira, na zona da ponte. Hora:

Localidade: Ribeira Brava, Região Autónoma da Madeira

Concelho: RIBEIRA BRAVA

06-09-2023 17:00 - Ação já em curso / terminada

3778. Há vida na ribeira de Machico

As ribeiras têm grande importância ecológica e para as comunidades humanas que vivem perto delas. Entre outros bens e serviços, fornecem habitats importantes para uma grande variedade de espécies animais e vegetais. Nesta atividade, a realizar junto à Ribeira de Machico, será possível observar e identificar alguns animais presentes (anfíbios, peixes, insetos ou aves), medir alguns parâmetros da água e explorar o problema da poluição por lixo. Será ainda discutido o papel das ribeiras no nosso bem-estar e sobrevivência bem como o papel das espécies que vivem nestes ecossistemas.

Ponto de encontro: Em frente à Capela do Senhor dos Milagres. Hora: 10h00

Localidade: Machico

Concelho: MACHICO

Distrito: R A MADEIRA

O local não é acessível a pessoas com mobilidade reduzida. Terá lugar junto à ribeira que tem acesso dificultado.

29-07-2023 10:00 - Ação já em curso / terminada

3779. Há vida na ribeira de São Vicente

As ribeiras têm grande importância ecológica e para as comunidades humanas que vivem perto delas. Entre outros bens e serviços, fornecem habitats importantes para uma grande variedade de espécies animais e vegetais. Nesta atividade, a realizar junto à Ribeira de São Vicente, será possível observar e identificar alguns animais presentes (anfíbios, peixes, insetos ou aves), medir alguns parâmetros da água e explorar o problema da poluição por lixo. Será ainda discutido o papel das ribeiras no nosso bem-estar e sobrevivência bem como o papel das espécies que vivem nestes ecossistemas.

Esta actividade enquadra-se no âmbito dos Alertas da Natureza

Ponto de encontro: No parque de estacionamento junto à ribeira, perto da Capelinha de São Vicente Hora: 10h

Localidade: São Vicente

Concelho: SÃO VICENTE

05-08-2023 10:00 - Ação já em curso / terminada

3614. Jupiter, o guardião do Sistema Solar

A sessão começa com uma leitura da esfera celeste e breve introdução à astronomia. Após estes momentos segue-se a observação noturna dos objetos celestes visíveis ao longo da duração da sessão, com evidência das principais estrelas e constelações de verão, o movimento da esfera celeste, enxames estelares, nebulosas, planetas visíveis e, por fim, uma abordagem específica das figuras da Ursa Menor, Maior e Dragão em que se associa o tema da precessão e movimentos subsequentes.

26-08-2023 21:00 - Ação já em curso / terminada

3610. Lua - um passado de fogo e gelo

A sessão começa com uma leitura da esfera celeste e breve introdução à astronomia. Após estes momentos, segue-se a observação noturna dos objetos celestes visíveis ao longo da duração da sessão, com evidência das principais estrelas e constelações de verão, o movimento da esfera celeste, enxames estelares, nebulosas, planetas visíveis e, por fim, uma abordagem específica das figuras da Ursa Menor, Maior e Dragão em que se associa o tema da precessão e movimentos subsequentes.

Localidade: Casa do Areeiro, Chão do Areeiro

05-08-2023 21:30 - Ação já em curso / terminada

3756. Navegando nos mares da Madeira

Os investigadores que estudam o meio marinho vão desde oceanógrafos a biólogos e todos dão um contributo importante para conhecer o nosso mar. Nesta atividade, os participantes farão uma saída de mar a bordo da embarcação Observatório I e terão oportunidade de descobrir o trabalho dos cientistas que investigam o oceano. Para além de ficarem a conhecer alguns estudos oceanográficos que têm sido feitos na região, haverá ainda a possibilidade de observarem a fauna marinha que possa aparecer. A Madeira tem uma grande biodiversidade marinha, desde cetáceos a tartarugas, incluindo a foca mais rara do mundo, a foca-monge ou lobo marinho, que normalmente são observados a poucos metros da costa. No entanto, para observar em segurança e preservar esta biodiversidade, é importante adotarmos comportamentos adequados que minimizem os impactes destas atividades.
Os menores devem estar acompanhados de um adulto. Recomenda-se o uso de roupa confortável, chapéu de sol, protetor solar e água. Ação realizada com a colaboração do Observatório Oceânico da Madeira e do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, polo da Madeira.

Ponto de encontro: Centro Operacional do Observatório Oceânico da Madeira, localizado na marina do funchal, por baixo do BeerHouse Hora: Manhã: 10h | Tarde: 15h

Como chegar: Autocarro: Horários do Funchal, 8A, 10, 155, 14 ,15, ou de carro.
Dirigir-se à Marina do Funchal (S. Lázaro) e procurar o Centro Operacional do Observatório Oceânico da Madeira, localizado por baixo do Beerhouse.

Distrito: R A MADEIRA

Ação não acessível a pessoas com mobilidade reduzida.

31-07-2023 10:00 - Ação já em curso / terminada

31-07-2023 15:00 - Ação já em curso / terminada

3617. Noite de estrelas no Observatório

A atividade integrará uma leitura da esfera celeste e uma breve introdução à astronomia seguida da observação noturna dos objetos celestes. Em destaque as principais estrelas e constelações no final de verão, o movimento da esfera celeste, os enxames estelares, nebulosas e planetas visíveis.

Itinerário: Funchal/Monte/Poiso/Chão da Lagoa/Observatório astronómico

Ponto de encontro: Casa do Areeiro/Chão do Areeiro Hora: 21:00

Como chegar: Funchal/Monte/Poiso/Chão da Lagoa/Observatório Astronómico

09-09-2023 21:00 - Ação já em curso / terminada

3607. Os planetas de verão

A sessão começará com uma leitura da esfera celeste e uma breve introdução à astronomia e, momentos depois, a observação noturna dos objetos celestes. Em destaque, as principais estrelas e constelações de verão, o movimento da esfera celeste, os enxames estelares, nebulosas, planetas visíveis e, por fim, uma abordagem sobre o tema da precessão e movimentos subsequentes.

Itinerário: Funchal/Monte/Poiso/Chão da Lagora/Observatório da Casa do Areeiro

Entidade Parceira: Associação De Astrónomos Amadores Da Madeira (AAAM)

Ponto de encontro: Casa do Areeiro - Chão do Areeiro - Parque Ecológico do Funchal Hora: 21:30

29-07-2023 03:00 - Ação já em curso / terminada

3589. Peixes virados do avesso

Apesar de todos viverem na água, os peixes não são todos iguais. Nesta atividade, vamos analisar as características externas dos peixes e através delas tentar descobrir o seu habitat. Vamos ainda abrir um peixe para identificar os seus órgãos internos. As crianças devem estar acompanhadas por um adulto. Ação realizada com a colaboração do Observatório Oceânico da Madeira e MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, polo da Madeira.

Ponto de encontro: Entrada do Centro Operacional do Observatório Oceânico da Madeira, localizado na Marina do Funchal, por baixo do Beerhouse. Hora: Manhã - 10h30 | Tarde - 15h

Como chegar: Autocarro: Horários do Funchal, 8A, 10, 155, 14 ,15, ou de carro.

26-07-2023 10:00 - Ação já em curso / terminada

26-07-2023 15:00 - Ação já em curso / terminada

3611. Perseidas

A atividade começa pelas 21:00 com uma visita guiada ao observatório local. Inicia-se com uma leitura da esfera celeste e breve introdução à astronomia, após o que segue-se a abordagem que exprime o título, ou seja, o que são as Perseidas, sua origem e como se observam. Será evidenciado o tema da poluição luminosa, sua incidência nos seres vivos noturnos, nos nossos olhos e observação dos astros, havendo ainda espaço para a observação noturna dos objetos celestes visíveis ao longo da duração da sessão.

Preço: 2.00 €/participante

-- - Ação já em curso / terminada

12-08-2023 21:00 - Ação já em curso / terminada

3608. Porque existem anéis em Saturno?

A sessão começa com uma leitura da esfera celeste e breve introdução à astronomia. Segue-se a observação noturna dos objetos celestes visíveis ao longo da duração da sessão, com evidência das principais estrelas e constelações de verão, o movimento da esfera celeste, enxames estelares, nebulosas, planetas visíveis e, por fim, uma abordagem específica das figuras da Ursa Menor, Maior e Dragão em que se associa o tema da precessão e movimentos subsequentes.

Esta actividade decorre na área protegida Não

Itinerário: Funchal/Monte/Poiso/Chão da Lagoa/Parque Ecológico do Fuchal/Observatório da Casa do Areeiro

Ponto de encontro: Casa do Areeiro, Chão do Areeiro Hora: 21:00

Como chegar: Funchal/Monte/Poiso/Chão da Lagoa/Parque Ecológico do Fuchal/Observatório da Casa do Areeiro

08-09-2023 21:00 - Ação já em curso / terminada

3772. Regresso dos planetas

Sessão que se inicia com uma breve introdução à astronomia e, momentos depois, a observação noturna dos objetos celestes. Em destaque as principais estrelas visíveis, magnitude e distâncias, constelações de verão, o movimento da esfera celeste, enxames estelares, nebulosas, planetas visíveis e, por fim, uma abordagem sobre o tema da precessão e movimentos subsequentes.

Esta actividade decorre na área protegida Parque Ecológico do Funchal

Itinerário: Funchal/Monte/Poiso/Chão da Lagoa/Parque Ecológico do Funchal/ Observatório da Casa do Areeiro

Localidade: Casa do Areeiro - Chão do Areeiro - Parque Ecológico do Funchal

01-09-2023 21:00 - Ação já em curso / terminada

3615. Um passeio pelas estrelas de verão

19-08-2023 21:30 - Ação já em curso / terminada

3771. Visita à fábrica da Empresa de Cervejas da Madeira

A Empresa de Cervejas da Madeira é a maior empresa regional de produção e distribuição de bebidas na Região Autónoma da Madeira. Fabrica, comercializa e distribui marcas próprias de cervejas, refrigerantes e águas. Nesta visita, teremos oportunidade de ver o funcionamento da fábrica bem como conhecer os processos de produção e engarrafamento deste tipo de bebidas. Ação realizada com a colaboração da Empresa de Cervejas da Madeira.
(Os participantes menores devem estar acompanhados de um adulto.)

Ponto de encontro: Entrada da fábrica da Empresa de Cervejas da Madeira (Parque Empresarial Zona Oeste, Câmara de Lobos). Hora: 9h50

Como chegar: Dirigir-se à Fábrica da Empresa de Cervejas da Madeira, localizada no Parque Empresarial Zona Oeste, em Câmara de Lobos.

Localidade: Câmara de Lobos