Listagem de Ações de Verão

2135. Um passeio bugalhudo!

O que são bugalhos? Os bugalhos são galhas ou seja estruturas formadas pela reação de uma planta à picada de um inseto_ podem ter diferentes formas, cores e texturas, e são como ecossistemas em miniatura tremendamente complexos. No seu interior estabelecem-se diferentes relações tróficas, que podiam dar para fazer um filme: desde a forte paixão entre o inseto formador do bugalho e a planta, à luta pela sobrevivência dos parasitas do formador ou dos hiperparasitas dos parasitas, ou a especulação dos inquilinos para ocupar o espaço disponível do bugalho depois do formador emergir. Além da grande importância ecológica das galhas, estas podem ser utilizados como agentes de controlo natural na luta contra plantas invasoras, como instrumento musical ou como um brinquedo para libertar a imaginação das crianças (e não tão crianças). E onde podemos encontrar galhas? Só é necessário esbugalhar os olhos e procurar minuciosamente nas diferentes plantas. Junte-se a nós e venha espreitar estas maravilhas da natureza!

Itinerário: Mata e terrenos da Escola Agrária de Coimbra