Listagem de Ações de Verão

2028. Árvores exóticas da cidade de Ponta Delgada: Safari Botânico

Visita ao herbário e à xiloteca do museu e percurso na cidade de Ponta Delgada, com visita a jardins e espaços públicos, identificado árvores exóticas, ornamentais. Referência especial para os exemplares classificados, como são o caso do Dragoeiro centenário do antigo Liceu ou o Meterosidero, do campo de São Francisco. O Jardim António Borges, como exemplo de jardim “romântico” do século XIX. Uso de aplicações para identificar plantas.

Itinerário: Museu Carlos Machado – Convento de Santo André ˃ jardim Antero de Quental ˃ escadaria do antigo convento dos Gracianos ˃ Avenida Infante D. Henrique ˃ Rua Manuel da Ponte ˃ Largo Mártires da Pátria ˃ Escola Secundária Antero de Quental ˃ Jardim Sena Freitas (Jardim da Zenite) ˃ Campo de São Francisco ˃ Jardim António Borges

Entidade Parceira: Museu Carlos Machado

Ponto de encontro: Convento de Santo André – Núcleo de Santo André Hora: 10:30

Como chegar: Partindo das Portas da Cidade suba a rua António José de Almeida, vire à direita e suba a rua Carvalho Araújo, vire novamente à direita e siga em frente na rua Poças Falcão e irá encontrar o Convento de Santo André.

Localidade: Freguesia de São Sebastião, Ponta Delgada

11-08-2022 10:30 - Ação já em curso / terminada

14-09-2022 10:30 - Ação já em curso / terminada

1955. Espeleologia na Gruta do Carvão

A Gruta do carvão é um tubo lávico resultante de uma erupção vulcânica a Norte de Ponta Delgada. Os tubos lávicos resultam do arrefecimento das zonas da escoada lávica em contacto com o ar e as formações envolventes (laterais e em profundidade), formando-se uma crosta mais ou menos endurecida, debaixo da qual continua a escorrer lava ainda quente e fluida. Posteriormente, devido a uma diminuição nas emissões a partir da boca eruptiva, há um abaixamento do nível de lava no interior do tubo, com a formação de um vazio sob a crosta superficial já solidificada. Quando a erupção vulcânica termina, fica formada a gruta ou tubo lávico.
Nesta atividade propõe-se realizar uma visita guiada de espeleologia acompanhada por um guia especializado a um dos troços da gruta com cerca de 800m de comprimento.

Esta actividade decorre na área protegida Monumento Natural Regional

Itinerário: Gruta do Carvão

Preço: 10.00 €/participante

Entidade Parceira: Gruta do Carvão- Amigos dos Açores

Ponto de encontro: Centro de visitantes da Gruta do Carvão Hora: 10h

Como chegar: Na via rápida sair no _Paim_, seguir indicações Gruta do Carvão.

Coordenadas GPS: 37.748220465929, -25.687022084167

Localidade: Paim - Ponta Delgada

25-07-2022 10:00 - Ação já em curso / terminada

18-08-2022 10:00 - Ação já em curso / terminada

2026. Na Rota do Sol

Como em anos anteriores o OASA volta a visitar algumas das principais zonas balneares da ilha de São Miguel, com telescópios apropriados para observar o Sol. No dia 12 de agosto o OASA estará presente, entre as 10h00 e as 12h00, na praia do pópulo, em Ponta Delgada, para mostrar a todos o que o Sol esconde por trás de tanto brilho.

Itinerário: Os participantes deverão deslocar-se até à zona de estacionamento da praia do Pópulo, na freguesia do Livramento, em Ponta Delgada.

Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores

Entidade Parceira: Observatório Astronómico de Santana (OASA)

Ponto de encontro: Praia do Pópulo Hora: 10h00

Como chegar: Os participantes deverão deslocar-se até à zona de estacionamento da praia do Pópulo, na freguesia do Livramento, em Ponta Delgada.

Coordenadas GPS: 37.750790886279, -25.617724532059

Localidade: Livramento

Mais informações: http://www.oasa.pt/atividades

12-08-2022 10:00 - Ação já em curso / terminada

2025. Rochas & Monumentos: Safari geológico por Ponta Delgada

A apresentação dos principais tipos de vulcanismo açoriano e das rochas que originam, marcará o início de um percurso de descoberta na cidade de Ponta Delgada, identificando diversos monumentos e as rochas que constituem as suas cantarias. Serão apresentados os vulcões de magma ácido, muito explosivos, conhecidos como vulcões cinzentos, que originam rochas como os traquitos, ignimbritos e pedra-pomes_ e os vulcões de magma básico, menos explosivos, conhecidos como vulcões vermelhos, que originam o basalto e as escorias basálticas.
Os participantes na ação serão desafiados a fotografar as fachadas de diversos edifícios da cidade e a identificar as rochas utilizadas na sua cantaria, bem como a conhecer a história de alguns monumentos.

Itinerário: Museu Carlos Machado - Convento de Santo André ˃ Igreja de Todos-os-Santos ˃ Igreja Matriz de São Sebastião ˃ Portas da Cidade ˃ Câmara Municipal de Ponta Delgada ˃ Igreja de São José ˃ Forte de São Brás

Entidade Parceira: Museu Carlos Machado

Ponto de encontro: Convento de Santo André – Núcleo de Santo André Hora: 10.30

Coordenadas GPS: 37.742621221467, -25.668053502014

Localidade: Freguesia de São Sebastião, Ponta Delgada

03-08-2022 10:30 - Ação já em curso / terminada

08-09-2022 10:30 - Ação já em curso / terminada

1930. Um Olhar Sobre a Fajã Lávica dos Mosteiros

Esta ação tem por objetivo dar a conhecer as características vulcanológicas e geológicas da Fajã Lávica dos Mosteiros. Esta é uma zona com uma considerável variedade de fenómenos geológicos. Uma das características desta plataforma, essencialmente basáltica, consiste na sua génese, ou seja, resultou da abertura de grandes falhas de onde brotaram lavas em regime de vulcanismo fissural islândico. A plataforma gerou-se em diversas fases e, por esta razão, é possível observar uma grande geodiversidade. Os técnicos do OVGA irão dar a conhecer este local tão emblemático da ilha de S. Miguel em sessões de 15 minutos, com recurso a experiências que evidenciam as características de alguns dos materiais geológicos que estão presentes neste local.

Esta actividade decorre na área protegida N/A

Itinerário: A ação decorrerá no Miradouro do Escalvado (Freguesia dos Ginetes, Concelho de Ponta Delgada, Ilha de S. Miguel)

Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores

Entidade Parceira: Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores (OVGA)

Ponto de encontro: Miradouro do Escalvado Hora: 10h00

Como chegar: Partindo de Ponta Delgada, seguir em direção à Freguesia dos Ginetes, sair na placa de sinalização que indica Miradouro do Escalvado.

Localidade: Freguesia dos Ginetes - Miradouro do Escalvado

Distrito: R A ACORES

Atividade acessível a pessoas com mobilidade reduzida

09-08-2022 10:00 - Ação já em curso / terminada

1958. Vegetação aquática das Lagoas do Congro, dos Nenúfares e do Areeiro

Apesar da importância e diversidade das plantas maioria das pessoas não repara nelas, vendo-as apenas como verde, como mera paisagem de fundo, este fenómeno tem sido apelidado como cegueira das plantas (plant blindness). As plantas aquáticas e sobretudo as submersas, escondidas sob os reflexos da superfície passam ainda mais despercebidas, sendo frequentemente ignoradas ou confundidas com algas. Nesta actividade propomos ir descobrir as plantas aquáticas das Lagoas de São Miguel.
No percurso iremos visitar as Lagoas do Congro, dos Nenúfares e do Areeiro e descobrir que plantas aquáticas aí vivem.

Recomenda-se trazer merenda para piquenique, roupa e calçado confortáveis e água.

Esta actividade decorre na área protegida Lagoa do Congro e Lagoa dos Nenúfares - Lagoa do Areeiro

Itinerário: Lagoa do Congro- Lagoa dos Nenúfares - Lagoa do Areeiro

Ponto de encontro: Estacionamento da Lagoa do Congro Hora: 10h

Como chegar: Seguir em direção a Vila Franca, continuar pela EN1-A até encontrar a indicação à esquerda _Lagoa do Congro_

Localidade: Vila Franca do Campo

24-08-2022 10:00 - Ação já em curso / terminada

1957. Vegetação aquática das Sete Cidades e Serra Devassa

O Percurso inicia-se na lagoa do Canário e visita algumas lagoas da Serra Devassa (percurso PRC05 SMI). No final iremos descer às sete Cidades para ver que espécies (nativas e invasoras) se escondem nestas lagoas.

Itinerário: Lagoa do Canário - Trilho Serra Devassa - trajecto de carro até às 7 Cidades

Ponto de encontro: Lagoa do Canário Hora: 10h

Como chegar: Seguir pela Estrada Regional EN1-1A em direção às Sete Cidades.

Localidade: Sete Cidades

23-08-2022 10:00 - Ação já em curso / terminada

1932. Vulcões de Verão - à Descoberta da Fajã Lávica da Ferraria

A Fajã Lávica da Ferraria formou-se após a erupção do Pico das Camarinhas e corresponde a uma zona com características muito específicas. Aqui serão abordados diversos aspetos relacionados com a Geologia da Ferraria, uma das mais emblemáticas áreas vulcânicas da ilha de S. Miguel e que se encontra em território ambientalmente protegido. Os participantes terão a oportunidade de conhecer singularidades geológicas, tais como as belas lavas em biscoito, as lavas encordoadas da zona de banhos, um conezinho vulcânico único – a pseudocratera da Ferraria – diversas zonas com rochas granulares (gabros) que foram arrastadas até à superfície desde os 4km de profundidade, a nascente termal da Ferraria, etc. Esta ação é gratuita, não tem inscrição prévia e decorrerá em várias sessões de 15 min.

Esta actividade decorre na área protegida N/A

Itinerário: A ação decorrerá na Fajã Lávica da Ferraria

Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores

Entidade Parceira: Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores (OVGA)

Ponto de encontro: Ferraria (Junto às Termas) Hora: 10h00

Como chegar: Partindo de Ponta Delgada em direção aos Ginetes, sair na placa de sinalização que indica a zona da Ferraria. Descer até junto do edifício das Termas da Ferraria.

Localidade: Ginetes