Listagem de Ações de Verão


1930. Um Olhar Sobre a Fajã Lávica dos Mosteiros

Esta ação tem por objetivo dar a conhecer as características vulcanológicas e geológicas da Fajã Lávica dos Mosteiros. Esta é uma zona com uma considerável variedade de fenómenos geológicos. Uma das características desta plataforma, essencialmente basáltica, consiste na sua génese, ou seja, resultou da abertura de grandes falhas de onde brotaram lavas em regime de vulcanismo fissural islândico. A plataforma gerou-se em diversas fases e, por esta razão, é possível observar uma grande geodiversidade. Os técnicos do OVGA irão dar a conhecer este local tão emblemático da ilha de S. Miguel em sessões de 15 minutos, com recurso a experiências que evidenciam as características de alguns dos materiais geológicos que estão presentes neste local.

Esta actividade decorre na área protegida N/A

Itinerário: A ação decorrerá no Miradouro do Escalvado (Freguesia dos Ginetes, Concelho de Ponta Delgada, Ilha de S. Miguel)

Duração: 0.15 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Expolab - Centro Ciência Viva dos Açores

Entidade Parceira: Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores (OVGA)

Ponto de encontro: Miradouro do Escalvado Hora: 10h00

Como chegar: Partindo de Ponta Delgada, seguir em direção à Freguesia dos Ginetes, sair na placa de sinalização que indica Miradouro do Escalvado.

Localidade: Freguesia dos Ginetes - Miradouro do Escalvado

Concelho: PONTA DELGADA

Distrito: R A ACORES

Actividade Acessivel
Atividade acessível a pessoas com mobilidade reduzida

Data:

09-08-2022 10:00 - Ação já em curso / terminada