Listagem de Ações de Verão


2188. Do pré-Tejo ao Tejo actual: a evolução nos últimos milhares de anos

Nesta visita pelo rio Tejo venha conhecer:
- A geodiversidade do rio Tejo.
- A evolução do Baixo-Tejo nos últimos milhares de anos (do Pré-Tejo à actualidade) e a sua relação com a subida do nível médio do mar.
- A dinâmica do rio/estuário do Tejo e as suas geoformas fluviais (margens, canais, barras/mouchões, praias, planícies de inundação, …) e estuarinas (sapais, rasos de maré, restingas, …).
- A qualidade da água e sedimentos.
- A ocupação/tipo de actividade humana pré-histórica, histórica e actual na dependência da dinâmica fluvial, como por exemplo: os concheiros, as casas palafíticas, a exploração de recursos (ouro, areeiros), a agricultura, a pesca, as obras de defesa e protecção, as barragens, os diques, a Vala de Azambuja (vala Real), etc.
- As mudanças do percurso do rio Tejo nos tempos mais recentes: causas naturais e antrópicas.
- As aves da lezíria do Tejo, espécies e hábitos.

Durante a atividade vamos medir os parâmetros físico-químicos da água, recolher e observar sedimentos e observar a avifauna.

A acção desenvolve-se para 2 grupos, um de manhã (9h – 13h) e um de tarde (14h – 18h).
A acção tem o apoio do Município de Azambuja (embarcação tradicional – o varino Vala Real)

Esta actividade decorre na área protegida N/A

Itinerário: Percurso de viatura própria entre Azambuja e o ponto de embarque (Vala de Azambuja/aldeia avieira do Porto da Palha).
Percurso fluvial no Rio Tejo, entre Azambuja e Valada, decorrendo toda a actividade
dentro da embarcação – o varino Vala Real - com passagem pela Ilha dos Cavalos, Ilha das garças, aldeia de Aldeia Avieira de Escaroupim e aldeia da Palhota.

Duração: 4.00 Horas

Actividade gratuita

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona

Ponto de encontro: Junto ao Pavilhão Desportivo Municipal de Azambuja Hora: 8:30 – Grupo da manhã e 13:30 – Grupo da tarde

Como chegar: Pela A1 sair na N3 – Carregado, Azambuja. Depois das portagens virar à direita em direcção N3 – Cartaxo-Azambuja. Seguir pela N3, passar por Casal Pinheiro, Vila Nova da Rainha e quando chegar a Azambuja (na rotunda da Bomba de Combustível Ouro Negro) virar à esquerda em direcção ao Pavilhão Desportivo Municipal (entre o supermercado ALDI e a Praça de Touros).

Coordenadas GPS: 39.06755, -8.87635

Localidade: Azambuja

Concelho: AZAMBUJA

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel
Parte do percurso de carro até ao ponto de embarque e depois toda a actividade decorrerá dentro da embarcação tradicional – o varino Vala Real.
Coordenadas GPS: 39° 4.053_N - 8° 52.581_W

Datas:

13-09-2022 09:00 - Ação já em curso / terminada

13-09-2022 14:00 - Ação já em curso / terminada