Listagem de Ações de Verão


2185. BIO e GEOdiversidade no Paul de Manique do Intendente (Azambuja)

À descoberta do Paul de Manique do Intendente, uma zona húmida adjacente à ribeira do Judeu, um dos afluentes da margem direita do rio Tejo.
Durante a visita iremos abordar:
- A importância das zonas húmidas no actual contexto das alterações climáticas, os valores de BIO e GEOdiversidade presentes e a importância destes sistemas para a manutenção da biodiversidade.
- A evolução e utilização pela avifauna, assistindo a uma campanha de anilhagem de passeriformes no contexto da monitorização da avifauna do Paul.
- A geodiversidade da região de Manique do Intendente e a evolução geológica da região na proximidade da Serre de Montejunto, rochas, solos e águas (ribeiras, nascentes).
- O uso do solo e a sua influência para a qualidade do solo e das águas superficiais e subterrâneas e a utilização sustentável de recursos naturais.

A acção inicia-se pelas 10h, tem uma pausa entre as 13h e as 14h (almoço livre, podendo os participantes levar merenda para piquenique) e termina pelas 17h.
A acção tem o apoio do Município de Azambuja.

Esta actividade decorre na área protegida N/A

Itinerário: Percurso pelo Paul de Manique do Intendente e pelas zonas limítrofes, com paragens em diferentes locais para observação.
Necessária viatura própria para pequenas deslocações entre pontos de observação: paul, ribeira do Judeu e miradouros naturais.

Duração: 6.00 Horas

Actividade gratuita

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona

Ponto de encontro: No parque de estacionamento junto à Escola Básica Integrada de Manique do Intendente. Hora: 9:45

Como chegar: O Paul de Manique localiza-se no município de Azambuja, cerca de 70km a Norte de Lisboa.
Pela A1 (Norte) sair em Aveiras e seguir, pela N366 na direcção de Alcoentre. No cruzamento para Alcoentre (à esquerda) vire à direita para Manique, Vila Nova de São Pedro. Quando entrar em Manique do Intendente vai passar pelos semáforos (onde encontrará à sua esquerda a Igreja) e deve seguir em frente até encontrar corte à direita com indicação de Paul/Escola Básica de Manique.
Em frente à escola tem um estacionamento para viaturas que pode usar.

Coordenadas GPS: 39.21975, -8.88556667

Localidade: Manique do Intendente

Concelho: AZAMBUJA

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel
O percurso escolhido é acessível e as distâncias a percorrer não são longas. Uma parte feita em viatura do participante entre alguns pontos de observação. Para aceder aos miradouros naturais utilizam-se estradas de terra com alguma inclinação que têm de ser percorridas a pé (cerca de 200m).

Data:

03-09-2022 10:00 - Ação já em curso / terminada