Listagem de Ações de Verão


2153. Da Pedreira à bancada da cozinha - a surpreendente história dos Mármores do Alentejo

Nesta ação pretende-se enfatizar a história geológica de Portugal, com um ênfase especial no Alentejo, onde uma viagem a um oceano Paleozóico e ao interior a cadeia de montanhas, agora totalmente dizimada, nos levará a compreender o complexo trajeto genético dos mármores de Estremoz. Esta matéria-prima, usada pelo menos desde a Época Romana no Alentejo, é uma das características inevitáveis da cidade, sendo uma das imagens de marca da cidade no mundo.
A presença de impressionantes cicatrizes de exploração deste recurso em torno da cidade, a sua transformação até à sua variada utilização, que confere à cidade as suas cores brancas típicas, serão alvo da atividade proposta. A visita a uma pedreira em laboração e a uma fábrica de transformação de mármore serão os pontos altos da atividade.

Itinerário: Estremoz - Bentel - Mota Engil - Estremoz

Duração: 3.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 10 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Estremoz

Ponto de encontro: Hora: 09.30

Como chegar: Sentido Porto/Lisboa -> Estremoz (ver mapa) A partir do Porto tome a A1 até Lisboa. Apanhar a A2-Sul até à saída para a A6 (Évora, Espanha). Seguir pela A6 até à saída de Estremoz. Entrar na cidade até ao seu Centro. Convento das Maltezas Sentido Algarve/Beja/Évora -> Estremoz (ver mapa). A partir do Algarve tome a A2-Norte até a saída de Beja/Ourique. Seguindo pelo IP2-Norte até Évora nesta cidade segue para Estremoz ao longo da EN 18. Entrar na cidade até ao seu Centro (Rossio Marquês de Pombal)- Convento das Maltezas.

Coordenadas GPS: 38.842751102801, -7.5846586338615

Localidade: Estremoz

Concelho: ESTREMOZ

Distrito: EVORA

Mais informações: https://www.ccvestremoz.com

Datas:

15-07-2022 : - Ação já em curso / terminada

31-08-2022 : - Ação já em curso / terminada

09-09-2022 : - Ação já em curso / terminada