Listagem de Ações de Verão

1912. Serra de Aire: Geodiversidade & Biodiversidade!

Percurso de cerca de 4 km com o objetivo de fazer a ponte entre a Geodiversidade e a Biodiversidade do local. No decorrer do percurso pode ser observado um núcleo de megalapiás fundamentalmente constituído por torres ou pilares rochosos que chegam a atingir dimensões métricas. Os lapiás são geoformas resultantes dos processos de dissolução de rochas carbonatadas (neste caso, calcários dolomíticos do Jurássico Médio). Como testemunho de processos antigos de dissolução, do qual resulta a formação de um solo avermelhado (terra rossa). E é neste local que surge muita da vegetação típica mediterrânica, autóctone e que está mais adaptada ao solo e às condições do clima.
Durante o percurso também poderá ser observado duas antigas pedreiras e um forno de cal, testemunhos da exploração de recursos geológicos e da sua utilização.

Esta actividade decorre na área protegida Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Itinerário: Parque de Merendas de Vale da Serra -> Pedreira Manuel Fernandes (Miradouro) -> Megalapiás Arrrife das Paredinhas-> Forno de Cal -> Megalapiás de João Dias -> Pedreira (Campo Escola Serra de Aire)

Duração: 4.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio

Entidade Parceira: Município de Torres Novas

Ponto de encontro: Parque de Merendas de Vale da Serra (39.52005537641368, -8.605310853382306), Vale da Serra (Casal João Dias) – Rua do Arrife do Raro Hora: 09:00

Como chegar: Vindo da A1:
Siga pela A23 saída em direção a Abrantes/C.lo Branco/T.res Novas e tome a saída em direção a Alcanena/Minde
Siga pela R. Conselheiro Real/N243, Av. José Loureiro da Rosa, R. 25 de Abril, Estr. Herois da Patria e R. Pinhal dos Frades para a R. do Arrife do Raro em Pedrógão

Vindo pela A23:
Siga pela A23 para a N3 em Santarém. Tome a saída N3 na A23
Mantenha-se à direita no cruzamento, siga as indicações para Leiria/Alcanena/Minde e vire para N3

Coordenadas GPS: 39.520893212742, -8.604998463562

Localidade: Pedrógão (Vale da Serra)
Parque de Merendas de Vale da Serra (39.52005537641368, -8.605310853382306)