Listagem de Ações de Verão


2187. A importância de SER Rio Tejo (Azambuja - Cartaxo)

Perante o actual cenário das alterações climáticas é imperativo alertar para a importância dos recursos hídricos e para a sua boa gestão (abundância, dinâmica e qualidade) sejam eles superficiais ou subterrâneos. Um rio não é apenas o canal principal, é um sistema hídrico complexo, ramificado, com uma dinâmica própria, visível à superfície mas com ligação ao grande reservatório subterrâneo (aquíferos). No sistema fluvial ibérico, o rio Tejo foi-se modificando ao longo dos últimos milhões de anos (desde o Pré-Tejo), constituindo actualmente a “artéria hídrica” mais longa da península. A sua importância é inegável para os seres vivos que dele dependem directa ou indirectamente. No entanto, são numerosos os exemplos que podem contribuir para alterações na qualidade ambiental deste rio ((tranvases, barragens, actividades agrícolas e industriais, captações (rega e abastecimento público), pesca, turismo e dragagens) e comprometer a sobrevivência de todos os que dele dependem. Explorar-se-á o uso do solo na bacia hidrográfica e irá avaliar-se a qualidade da água dos afluentes (ribeiros, valas hidráulicas agrícolas, rio Tejo), em vários locais entre Azambuja e Cartaxo e enquadrar com a dinâmica do sector mais a montante do estuário do Tejo, relacionando com a maré dinâmica e a maré salina.

A acção inicia-se pelas 10h, tem uma pausa entre as 13h e as 14h (almoço livre, podendo os participantes levar merenda para piquenique) e termina pelas 17h.

Esta actividade decorre na área protegida N/A

Itinerário: Percurso constituído por várias paragens em ribeiras, valas e rio Tejo, entre Azambuja e Cartaxo..

Duração: 6.00 Horas

Actividade gratuita

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Faculdade de Engenharia da Universidade Lusófona

Ponto de encontro: Junto ao Pavilhão Desportivo Municipal de Azambuja Hora: 9:45

Como chegar: Pela A1 sair na N3 – Carregado, Azambuja. Depois das portagens virar à direita em direcção N3 – Cartaxo-Azambuja. Seguir pela N3, passar por Casal Pinheiro, Vila Nova da Rainha e quando chegar a Azambuja (na rotunda da Bomba de Combustível Ouro Negro) virar à esquerda em direcção ao Pavilhão Desportivo Municipal (entre o supermercado ALDI e a Praça de Touros).

Coordenadas GPS: 39.06755, -8.87635

Localidade: Azambuja

Concelho: AZAMBUJA

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel
Parte do percurso a pé, com deslocações entre locais usando viatura própria (entre Azambuja e Cartaxo, em estradas junto ao rio).

O percurso escolhido é acessível e as distâncias a percorrer não são longas. Uma parte feita em viatura do participante entre alguns pontos de observação. Para aceder aos miradouros naturais utilizam-se estradas de terra.
Coordenadas GPS: 39° 4.053_N - 8° 52.581_W

Data:

10-09-2022 10:00 - Ação já em curso / terminada