Listagem de Ações de Verão

2039. À descoberta dos segredos da geologia de Santa Maria

Neste percurso, somos desafiados a descobrir a geologia de Santa Maria- a ilha que desmoronou duas vezes em 6 milhões de anos e se soergueu do oceano.
Santa Maria é uma ilha vulcânica (basáltica) com cerca de 6 milhões de anos acima do nível do mar. É a ilha mais antiga dos Açores, e a única ilha atualmente pertencente à placa tectónica africana. Todas as ilhas dos Açores são vulcânicas, mas Santa Maria é muito especial porque, ao contrário das outras 8 ilhas: (1) o vulcanismo está extinto há cerca de 2,8 milhões de anos (todas as outras ilhas são vulcanicamente ativas)_ (2) compreende sedimentos marinhos com uma grande riqueza de fósseis marinhos (até agora não observados em outras ilhas açorianas)_ (3) possui lavas submarinas atualmente observadas até 200 m de altitude no interior da ilha (lavas submarinas nunca foram observadas nas outras oito ilhas), o que indicia grandes movimentos verticais da ilha nunca observados nas outras ilhas açorianas_ (4) toda a evolução vulcânica está bem exposta nas altas falésias, onde se vê que a ilha perdeu mais de metade do seu volume duas vezes durante a sua vida, através de grandes colapsos gravitacionais cujos despojos se encontram atualmente no fundo do oceano.

Itinerário: (1) Pedreira do campo/Facho_ (2) Maloás/costa sul_ (3) Cascata do Aveiro