Listagem de Ac√ß√Ķes de Ver√£o


Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

692. Passeio Geológico e Astronómico

Convidamos os participantes a visitar os Gnaisses da Foz do Douro, de uma forma aut√≥noma e sem guia, consultando a informa√ß√£o existente ao longo do percurso. Os Gnaisses t√™m cerca de 600 milh√Ķes de anos e constituem o Patrim√≥nio Geol√≥gico mais antigo existente em Portugal.

√Äs 21h00 os participantes deslocam-se at√© ao Planet√°rio do Porto - Centro Ci√™ncia Viva, para assistir a uma apresenta√ß√£o sobre o c√©u, dentro da c√ļpula do planet√°rio, seguida de uma sess√£o de observa√ß√£o noturna com telesc√≥pio (se as condi√ß√Ķes meteorol√≥gicas o permitirem). Esta parte da atividade √© acompanhada e comentada por especialistas do Instituto de Astrof√≠sica e Ci√™ncias do Espa√ßo (IA).

Itiner√°rio: Come√ßar no Forte de S√£o Francisco Xavier (ou ‚ÄúCastelo do Queijo‚ÄĚ, como tamb√©m √© conhecido) e seguir para Sul ao longo da costa, at√© √† Foz do Douro. Seguir as informa√ß√Ķes dispon√≠veis ao longo do percurso.

√Äs 21h00 os visitantes devem dirigir-se ao Planet√°rio do Porto - Centro Ci√™ncia Viva, para uma sess√£o de observa√ß√£o com telesc√≥pios (se as condi√ß√Ķes meteorol√≥gicas o permitirem).

Duração: 3.30 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Centro de Investigação em Astronomia/Astrofísica da Universidade do Porto

Ponto de encontro: Planetário do Porto - Centro Ciência Viva Hora: 21h00

Como chegar: Ao Castelo do Queijo:
Seguir até à rotunda do Castelo do Queijo, junto à costa, na interseção entre a Avenida da Boavista e a Avenida de Montevideu.

Ao Planetário do Porto - Centro Ciência Viva:
- Vindo de Sul, no IC1, imediatamente a seguir ao final da Ponte da Arr√°bida, tomar a sa√≠da ‚ÄúCampo Alegre‚ÄĚ.
- Vindo de Norte, seguir pela VCI sentido Freixo/Arr√°bida, tomar a sa√≠da ‚ÄúCampo Alegre‚ÄĚ.
Em ambos os casos, depois de descer a rua, virar na curva apertada √† direita para a Via Panor√Ęmica (sa√≠da ‚ÄúCampo Alegre U‚ÄĚ), junto ao letreiro luminoso perto da Faculdade de Letras da UPorto. Passar pela Faculdade de Arquitetura da UPorto (edif√≠cios brancos) e virar √† direita na bifurca√ß√£o. Assim que passar o viaduto, virar √† esquerda, para o edif√≠cio de tijolo (Planet√°rio do Porto).

Coordenadas GPS: 41.150449641354, -8.6385341228752

Localidade: Porto

Concelho: PORTO

Distrito: PORTO

Datas:

12-08-2021 21:00 - Acção já em curso / terminada

09-09-2021 21:00 - Acção já em curso / terminada