Listagem de Ac√ß√Ķes de Ver√£o


800. A vida na maré baixa

Observação da diversidade e distribuição de espécies macroscópicas da zona entre marés de uma praia rochosa, com referência aos fatores que limitam essa distribuição. Observação detalhada da morfologia das espécies mais abundantes, recorrendo-se ao auxílio de lupas binoculares.

Itiner√°rio: Percurso pela praia

Duração: 3.30 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio

Entidade Parceira: Mare - Politécnico de Leiria

Ponto de encontro: Porto da Areia Norte Hora: 9.45

Como chegar: Chegando a Peniche, seguir na dire√ß√£o do Farol pela marginal norte. Cerca de 300 metros depois de passar os port√Ķes de Peniche (muralha) encontra-se um dep√≥sito de √°gua amarelo (filtro) do lado direito. Virar a√≠ √† direita (tem uma placa a indicar Porto da Areia Norte) e andar 50 metros.

Localidade: Peniche

Concelho: PENICHE

Distrito: LEIRIA

Data:

09-09-2021 09:45 - Acção já em curso / terminada


787. Grutas e Nascentes de Porto de Mós

A atividade inicia-se junto √† nascente perene do rio Lena, na povoa√ß√£o de Ribeira de Cima. De seguida, num pequeno percurso pelo vale das nascentes do rio Lena, percorrem-se algumas das suas nascentes tempor√°rias, como sendo a Cabe√ßo de Pedra, a Tapada das Freiras e a Minhola do Maneta. Posteriormente, visita-se a F√≥rnea de Alvados, um espetacular anfiteatro com cerca de 1 km de di√Ęmetro escavado nos calc√°rios do Jur√°ssico inferior e m√©dio, rico em f√≥sseis de amonites e belemnites. Nas suas vertentes existem v√°rias nascentes tempor√°rias onde a meia encosta se visita uma das mais elevadas, onde a √°gua brota da gruta da Cova da Velha. A atividade termina com um percurso da F√≥rnea at√© ao denominado ‚ÄúCastelo de Alcaria‚ÄĚ, onde se localiza a gruta da Moura√ß√£o, sobranceiro o vale das nascentes do Lena.

Esta actividade decorre na √°rea protegida Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Itinerário: Ribeira de Cima e Nascentes do Lena, Fórnea e Gruta Cova da Velha, Portela e Gruta da Mouração

Duração: 8.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio

Entidade Parceira: Sociedade Portuguesa de Espeleologia (SPE)

Ponto de encontro: Na povoação de Ribeira de Cima, entre a rua da Nascente e a rua Nossa Senhora do Desterro. Hora: 9.30

Como chegar: A povoação de Ribeira de Cima localiza-se imediatamente a sul de Porto de Mós, na EN 362, na direção para a Mendiga.

Coordenadas GPS: 39.583482291591, -8.8194035233764

Localidade: Povoação Ribeira de Cima

Concelho: PORTO DE M√ďS

Distrito: LEIRIA

Mais informa√ß√Ķes: www.spe.pt

Datas:

28-08-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada

11-09-2021 09:30 - Acção já em curso / terminada


752. Passeio Interpretativo na Lagoa de √ďbidos

A Lagoa de √ďbidos √© o sistema lagunar costeiro mais extenso da costa Portuguesa localiza-se nos concelhos de Caldas da Rainha e √ďbidos. Pela sua localiza√ß√£o e dimens√£o, √© um local importante do ponto de vista ornitol√≥gico. A diversidade de habitats que comp√Ķem a √°rea da lagoa de √ďbidos faz com que ocorra regularmente uma grande diversidade de esp√©cies de aves.
Parta √† descoberta da maravilhas naturais da Lagoa de √ďbidos num passeio interpretativo guiado pela Associa√ß√£o de Defesa do Paul de Tornada - PATO.
Traga roupa e calçado confortável e se tiver binóculos e/ou máquina fotográfica.

Itinerário: O passeio será realizado a pé e tem inicio no parque de merendas do Arelho.
A atividade termina no ponto de encontro.

Duração: 2.30 Horas

Pre√ßo: 3.00 €/participante

Idade Minima: 3 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio

Entidade Parceira: Associação PATO (associação de defesa do Paul de Tornada)

Ponto de encontro: Parque de merendas do Arelho (39.399123, -9.197733) Hora: 10h00

Como chegar: Em √ďbidos, seguir em dire√ß√£o √† localidade do Arelho (√ďbidos). Continuar em frente, na estrada real, e depois da localidade e ap√≥s o cruzamento para a F√°brica de √Āgua (ETAR) da Charneca, seguir em frente at√© ao pr√≥ximo cruzamento, onde ir√° entrar numa estrada de terra batida. Seguir sempre em frente at√© um largo virado para a Lagoa de √ďbidos onde poder√° estacionar o carro.

Nas Caldas da Rainha, seguir em dire√ß√£o ao Bairro da Senhora da Luz (√ďbidos) e a√≠ em dire√ß√£o ao Arelho (√ďbidos). Continuar em frente, na estrada real, e depois da localidade e ap√≥s o cruzamento para a F√°brica de √Āgua (ETAR) da Charneca, seguir em frente at√© ao pr√≥ximo cruzamento, onde ir√° entrar numa estrada de terra batida. Seguir sempre em frente at√© um largo virado para a Lagoa de √ďbidos onde poder√° estacionar o carro.

Localidade: Arelho

Concelho: √ďBIDOS

Distrito: LEIRIA

Mais informa√ß√Ķes: http://www.associacao-pato.org/

Datas:

17-07-2021 02:30 - Acção já em curso / terminada

07-08-2021 02:30 - Acção já em curso / terminada

11-09-2021 02:30 - Acção já em curso / terminada


808. Visita √† F√°brica de √Āgua de S. Martinho do Porto

Sabia que a F√°brica de √Āgua de S. Martinho do Porto tem um forte contributo na melhoria da qualidade da √°gua da ba√≠a de S. Martinho, e consequentemente na atribui√ß√£o do galard√£o Bandeira Azul dessa praia?
Esta estação de tratamento de águas residuais, serve parte dos Municípios de Alcobaça e S. Martinho do Porto e é um excelente exemplo de Economia Circular: a água tratada poder ser reciclada para fins diversos, antes de ser devolvida ao mar, e as lamas, após tratamento, são encaminhadas para valorização agrícola.
O objetivo da visita √© apresentar a principal esta√ß√£o de tratamento de √°guas residuais, que contribuiu fortemente para a melhoria da qualidade da √°gua das praias de S. Martinho e de Salir do Porto. O sistema de saneamento associado recolhe e trata as √°guas residuais urbanas de parte dos munic√≠pios de Alcoba√ßa e de Caldas da Rainha, devolvendo-as ao meio recetor, neste caso o mar, em condi√ß√Ķes ambientalmente seguras.
O sistema de saneamento de S. Martinho do Porto est√° dimensionado para tratar o efluente de 35.000 habitantes, com um caudal m√°ximo de 5.400m3/dia. Para al√©m da F√°brica de √Āgua, inclui um sistema intercetor com cerca de 20 km, uma esta√ß√£o elevat√≥ria e um pequeno emiss√°rio submarino.

Esta actividade decorre na √°rea protegida n.a.

Itiner√°rio: A atividade consiste na visita √† F√°brica de √Āgua (ETAR) de S. Martinho do Porto.

Duração: 1.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio

Entidade Parceira: √Āguas do Tejo Atl√Ęntico

Ponto de encontro: No parque de estacionamento, no interior do recinto da ETAR de S. Martinho do Porto. Hora: 10h15

Como chegar: Na EN 242, direção Alfeizerão - S. Martinho do Porto, virar á esquerda junto à residencial O Amável, em direção a Salir do Porto. na rotunda, sair na segunda saída em direção à estrada sem saída. seguir até ao final da rua.
Coordenadas: 39.49752292725409, -9.134472678867676

Localidade: Rua Pinhal Manso
S. Martinho do Porto

Concelho: ALCOBAÇA

Distrito: LEIRIA

Actividade Acessivel
Quase toda a visita é acessível, havendo dois locais facultativos com acesso por escada

Mais informa√ß√Ķes: https://www.aguasdotejoatlantico.pt/content/sao-martinho-do-porto

Data:

23-08-2021 10:30 - Acção já em curso / terminada