Listagem de Acções de Verão


898. Tesouros Naturais de Trás-os-Montes – Mata do Romeu

A Mata do Romeu corresponde a uma mancha florestal mista, de dimensão considerável, atravessada por um rio de montanha, onde se podem encontrar diferentes espécies arbóreas autóctones, como o sobreiro (Quercus suber), a azinheira (Quercus rotundifolia), o carvalho cerquinho (Quercus faginea) o zimbro (Juniperus oxycedrus) ou a zelha (Acer monspessulanus), além de um coberto arbustivo/herbáceo bastante rico e diversificado.
A elevada biodiversidade deste local, aliada a um bom estado de conservação, justificou a sua integração na lista de sítios Rede Natura 2000. A riqueza e o bom estado de conservação dos diferentes habitats presentes permitem a manutenção de uma comunidade faunística igualmente rica, de onde se destacam as aves florestais, onde constam várias espécies raras e ameaçadas.
Esta atividade pretende divulgar este rico património natural, destacando diversas particularidades científicas que lhe estão associadas, num ambiente relaxado e de fruição do espaço natural.
Desenvolver-se-á um percurso em diferentes habitats representativos da área visitada, com o objetivo de se observarem e identificarem espécies selvagens típicas desta região, com ênfase na comunidade de aves.

Esta actividade decorre na área protegida : Sítio Rede Natura 2000 - Romeu

Itinerário: 8:00 - Encontro no local definido (ver “Ponto de Encontro”)
8:15 - Saída para início da atividade
11:30 - Final da atividade e regresso ao ponto de encontro

Duração: 3.30 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 10 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva de Bragança

Entidade Parceira: BIOMATER - Ambiente, Sustentabilidade e Conservação da Natureza

Ponto de encontro: Aproximadamente a meio caminho entre Mirandela e Macedo de Cavaleiros. Na estrada N15, no entroncamento desta estrada com o desvio para a aldeia do Romeu (Ponto GPS: 41.530050°, -7.080998°). Hora: 8h

Como chegar: Para quem vem pela A4, tomar a saída n.º 34/Romeu. Na primeira rotunda tomar o sentido Vila Real/Romeu (1.ª saída). Seguir em frente até ao entroncamento à esquerda a indicar Romeu.

Coordenadas GPS: 41.53005, 7.080998

Localidade: Romeu, Cedães

Concelho: MIRANDELA

Distrito: BRAGANCA

Data:

29-08-2021 08:00 - Acção já em curso / terminada