Os portugueses interessam-se por ciência e tecnologia, confiam nos cientistas e gostariam que estes lhes dessem mais informação. Portugal é o 2.º país europeu que mais visita centros de ciência, de acordo com dados do último Eurobarómetro sobre este tema.

A Ciência Viva está atenta aos programas eleitorais de todos os partidos com assento parlamentar na última legislatura e que são também agora candidatos às eleições legislativas de 2024.

Tal como fizemos em 2022, estamos a lançar a cada partido o desafio de responderem a duas questões acerca da cultura científica e a sua apropriação pelos cidadãos no seu programa eleitoral. As respostas vão ser publicadas nesta página.

Email / convite enviado aos seguintes partidos políticos: BE, CDS-PP, CDU, CHEGA, IL, LIVRE, PAN, PPD-PSD e PS.

 

Os períodos de campanha eleitoral como o que atravessamos são essenciais para a saúde das democracias. É nessa altura que mais se debatem as opções de cada partido político sobre os temas mais importantes para o desenvolvimento da nossa sociedade.

Diferentes perspetivas sobre a economia e as finanças, a habitação, a saúde e a educação estarão certamente presentes – e bem - nas agendas das diferentes forças políticas.

Mas para avaliar as diferentes propostas precisamos de cidadãos interventivos, críticos, capazes de decidir com base no conhecimento, portadores de uma cidadania ativa que se aprende cedo na escola, nas famílias, na sociedade.

Está a cultura científica, a literacia científica, presente nos programas? É este tema abordado nas sessões de esclarecimento dos partidos políticos? Entendemos ser da maior importância fazê-lo.

A cultura científica é um exercício completo de cidadania em todas as áreas da sociedade.

Como encara a importância da cultura científica dos cidadãos para o desenvolvimento da sociedade?

Que medidas prevê o programa do seu partido para aumentar a cultura científica dos cidadãos?

O que nos dizem os partidos candidatos

   Coligação Democrática Unitária

Cristina Cruzeiro, Candidata da CDU pelo círculo eleitoral de Lisboa.

   Bloco de Esquerda

Ana Isabel Silva, Candidata do Bloco de Esquerda pelo Porto.