Caro-a Senhor-a Deputado-a do Grupo Parlamentar do Partido…
A Ciência Viva está atenta aos programas eleitorais de todos os partidos com assento parlamentar na última legislatura e que são também agora candidatos às eleições legislativas de 2024.
Muito gostaríamos de contar com a participação do … na iniciativa “O tempo de antena da cultura científica nos programas eleitorais dos partidos candidatos às eleições legislativas de 2024”, que será divulgada na página web da Ciência Viva e através das redes sociais.
Neste sentido muito agradecíamos o envio de um breve testemunho gravado em vídeo (3 minutos max.) orientado para as seguintes questões relativamente à cultura científica e sua apropriação pelos cidadãos no programa eleitoral do seu partido.
Como encara a importância da cultura científica dos cidadãos para o desenvolvimento da sociedade?
Que medidas prevê o programa do seu partido para aumentar a cultura científica dos cidadãos?
Os portugueses estão nos primeiros lugares dos indicadores do interesse por ciência e tecnologia, na confiança nos cientistas, entre outros, e somos o 2º país europeu que mais visita museus e centros de ciência, de acordo os dados do Eurobarómetro sobre este tema.
Os períodos de campanha eleitoral, como o que atravessamos, são essenciais para a saúde das democracias. É nessa altura que mais se debatem as opções de cada partido político sobre os temas mais importantes para o desenvolvimento da nossa sociedade.
Diferentes perspetivas sobre a economia e as finanças, a habitação, a saúde e a educação estarão certamente presentes – e bem - nas agendas das diferentes forças políticas.
Mas para avaliar as diferentes propostas precisamos de cidadãos interventivos, críticos, capazes de decidir com base no conhecimento, portadores de uma cidadania ativa que se aprende cedo na escola, nas famílias, na sociedade.
Está a cultura científica, a literacia científica, presente nos programas? É este tema abordado nas sessões de esclarecimento dos partidos políticos? Entendemos ser da maior importância fazê-lo.
Os excelentes resultados no último Eurobarómetro conquistam-se com um trabalho contínuo da Ciência Viva com muitas parcerias em que se destacam as universidades, os institutos politécnicos, os museus e centros de ciência, as autarquias, as empresas e tantas outras instituições de relevo nestas áreas.
O registo vídeo poderá ser realizado com a câmara do telemóvel, mas, caso prefiram, poderão deslocar-se ao Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva para o realizar com o apoio da nossa equipa de audiovisuais. Agradecemos que o vídeo seja entregue até dia 12 de fevereiro 2024 , segunda-feira, para o email comunicacao@cienciaviva.pt
Estamos naturalmente disponíveis através deste email para o esclarecimento de qualquer dúvida ou questão que surja.
Com os melhores cumprimentos
Rosalia Vargas
(Presidente)