Neste colóquio vamos explorar como a Inteligência Artificial (IA) está a apoiar a Medicina Dentária Forense na estimativa da idade biológica de pessoas sem documentação, como migrantes.
No projeto AIdentifyAGE, peritos em medicina dentária, estatística, informática e direito trabalham juntos para garantir que estas tecnologias são aplicadas de forma segura, ética e conforme as normas sobre IA a nível europeu.
Os dentes são estruturas muito estáveis e, por isso, uma fonte fiável de informação para a estimativa da idade dentária. A IA ajuda a analisar radiografias, mas não substitui o perito — apenas fornece informação adicional, como padrões identificados nos dados e métricas de desempenho.
Durante o colóquio, vamos mostrar como estes sistemas funcionam, que cuidados são necessários para evitar erros, e de que forma a decisão final judicial continua sempre a ser humana, cientificamente e tecnicamente fundamentada.
Duração: 1.30 Horas
Observações: Colóquio presencial a realizar-se pelas 10:30 com duração de 1:30. Obrigatório registo em https://forms.gle/i5GMLY9e6dovKjje7 até 24/11/2025.
Instituição: Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa (CEAUL)
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 60
Coordenadas GPS: 38.7563399, -9.1567698
Morada: Campus Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Edifício C1, 3º piso , auditório do Professor José Manuel Rebordão 1.3.23.
Campo Grande, 1749-016 Lisboa, Portugal
Localidade: Campo Grande, 1749-016 Lisboa, Portugal
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://ceaul.org/
Data: