A representação da obesidade na comunicação social, nas redes sociais e até em apresentações científicas tende frequentemente a reproduzir estereótipos negativos.
Para além de linguagem estigmatizante, as imagens apresentam, na sua maioria, partes isoladas do corpo, consumo de alimentos não saudáveis e comportamentos sedentários.
Por outro lado, podem também apresentar um contexto de exercício físico - podendo ser interpretado como uma forma de culpabilização - e ainda o retrato de sentimentos negativos como a tristeza, perpetuando o estigma social, a discriminação e a exclusão.
Existe atualmente um banco gratuito de imagens sobre obesidade da World Obesity Federation. No entanto, a maioria destas imagens não se enquadra culturalmente ao contexto português. Este workshop pretende criar um banco de imagens culturalmente adaptadas a Portugal, com imagens fotografadas por pessoas que vivem com obesidade, promovendo a comunicação livre de estigma sobre obesidade, na ótica das experiências concretas das pessoas.
Duração: 3.00 Horas
Observações: Inscrição obrigatória: https://ispup.up.pt/evento/olhar-a-obesidade/
Instituição: Universidade do Porto
Tipo de Evento: Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 20
Coordenadas GPS: 41.145935543169, -8.6150567473678
Morada: Pólo Zero - R. de São Filipe de Nery, 4050-546, Porto.
Localidade: Porto
Concelho: PORTO
Distrito: PORTO
Mais informações: https://ispup.up.pt/evento/olhar-a-obesidade/
Data: