Saiba onde acontecem as ações

Atividades



Ciência & corpi santi: Um olhar ampliado

Os corpi santi são uma tipologia particular de relíquias, de corpo inteiro, que foram enviadas para todo o mundo ocidental após a descoberta das catacumbas de Roma. A partir do século XVIII chegaram a Portugal inseridos em simulacros do corpo humano, masculino e feminino, em urnas ricamente decoradas. Nesta atividade vamos assistir a um curto documentário sobre os corpi santi e o projeto Holy Bodies. De seguida, numa atividade interativa vamos perceber como é que as ciências do património contribuem para o aprofundamento do nosso conhecimento sobre estes artefactos religiosos. Iremos examinar amostras desses corpi santi (p.e., fragmentos de peças da sua estrutura, elementos decorativos e têxteis) com recurso a microscopia digital. Teremos ainda oportunidade de explorar a microscopia eletrónica de varrimento com espetroscopia de raios‑X por energia dispersiva, possibilitando estudar detalhes da topografia e morfologia da amostra bem como realizar análises químicas. A par será realizada uma atividade de demonstração de digitalização 3D e iremos ainda explorar as impressões 3D de simulacra em estudo.
Esta atividade está inserida no Projeto Holy Bodies | An Atlas of the Corpi Santi in Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (Projeto 2022.01486.PTDC)

Duração: 1.15 Horas

Instituição: Laboratório HERCULES - Universidade de Évora

Tipo de Evento: Workshop

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 8

Coordenadas GPS: 38.571632628861, -7.9070917012004

Localidade: Évora

Concelho: ÉVORA

Distrito: EVORA

Mais informações: https://www.instagram.com/holybodies__/

Data:

19-11-2024 14:30


Habitantes silenciosos: O papel dos microrganismos no património cultural

Microrganismos são seres microscópicos pertencentes a diferentes reinos biológicos e podem ser encontrados em quase todos os habitats presentes na natureza, incluindo ambientes extremos ou hostis, podendo ser bastante úteis ou extremamente perigosos.
No que toca ao património, muitos microrganismos como, bactérias, fungos, algas e líquenes podem produzir graves danos nos materiais históricos, contribuindo amplamente para a sua deterioração, alterando o seu aspeto e consequente perda de importantes testemunhos que nos ajudam a contar a nossa história às gerações futuras.
Desta forma, o papel dos microrganismos tem-se mostrado uma questão relevante para a preservação de bens patrimoniais, sendo necessário respostas urgentes que promovam a sua reabilitação.
Nesta atividade iremos fazer uma viagem microscópica pelo mundo dos microrganismos associados à microbiota que coloniza os diferentes bens patrimoniais, nomeadamente, artefatos arqueológicos, pintura, escultura, têxteis e manuscritos históricos, e patrimônio edificado.
Iremos ainda mergulhar no relevante papel da ciência em resposta a este desafiante tópico, com especial enfoque nas novas abordagens bioquímicas/biotecnológicas que estão a ser desenvolvidas para o estudo dos processos de biodegradação dos materiais e exposição de novos produtos de base biotecnológica mais sustentáveis e ecológicos que virão a ser utilizados na conservação/reabilitação do Património.
Cátia Salvador | Sílvia Arantes | Inês Silva | A.Teresa Ca

Duração: 2.00 Horas

Observações: Cátia Salvador | Sílvia Macedo Arantes | Inês Silva

Instituição: Laboratório HERCULES - Universidade de Évora

Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios, Workshop

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 10

Coordenadas GPS: 38.57165412341, -7.9070876778869

Localidade: Évora

Concelho: ÉVORA

Distrito: EVORA

Mais informações: https://www.hercules.uevora.pt/

Datas:

19-11-2024 10:00

19-11-2024 14:30