Microrganismos são seres microscópicos pertencentes a diferentes reinos biológicos e podem ser encontrados em quase todos os habitats presentes na natureza, incluindo ambientes extremos ou hostis, podendo ser bastante úteis ou extremamente perigosos.
No que toca ao património, muitos microrganismos como, bactérias, fungos, algas e líquenes podem produzir graves danos nos materiais históricos, contribuindo amplamente para a sua deterioração, alterando o seu aspeto e consequente perda de importantes testemunhos que nos ajudam a contar a nossa história às gerações futuras.
Desta forma, o papel dos microrganismos tem-se mostrado uma questão relevante para a preservação de bens patrimoniais, sendo necessário respostas urgentes que promovam a sua reabilitação.
Nesta atividade iremos fazer uma viagem microscópica pelo mundo dos microrganismos associados à microbiota que coloniza os diferentes bens patrimoniais, nomeadamente, artefatos arqueológicos, pintura, escultura, têxteis e manuscritos históricos, e patrimônio edificado.
Iremos ainda mergulhar no relevante papel da ciência em resposta a este desafiante tópico, com especial enfoque nas novas abordagens bioquímicas/biotecnológicas que estão a ser desenvolvidas para o estudo dos processos de biodegradação dos materiais e exposição de novos produtos de base biotecnológica mais sustentáveis e ecológicos que virão a ser utilizados na conservação/reabilitação do Património.
Cátia Salvador | Sílvia Arantes | Inês Silva | A.Teresa Ca
Duração: 2.00 Horas
Observações: Cátia Salvador | Sílvia Macedo Arantes | Inês Silva
Instituição: Laboratório HERCULES - Universidade de Évora
Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios, Workshop
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Coordenadas GPS: 38.57165412341, -7.9070876778869
Localidade: Évora
Concelho: ÉVORA
Distrito: EVORA
Mais informações: https://www.hercules.uevora.pt/
Datas: