Este evento para professores/futuros* professores interessados em explorar o papel fundamental dos microrganismos na saúde humana e o meio ambiente. A sessão parte do levantamento das conceções dos participantes e pretende debater como o papel dos microrganismos tem sido abordado nas suas aulas: são vistos como vilões ou aliados?
Ao longo do café de ciência, vamos desmistificar a visão negativa que frequentemente se associa aos microrganismos, demonstrando as várias funções benéficas que apresentam, em diferentes contextos/ ambientes. Serão enfatizados os benefícios cruciais de uma microbiota intestinal equilibrada, que ajuda na digestão, fortalece o sistema imunológico e influencia o bem-estar geral.
Antes do encerramento da sessão, serão avaliadas as mudanças de perceção dos participantes e sobre como professores irão transmitir uma visão mais completa e atualizada deste tema nas suas práticas educativas.
A atividade requer inscrição prévia: https://forms.office.com/e/6GvJviRFRw
* futuros professores refere-se a estudantes universitários dos mestrados profissionalizantes (1) em ensino de biologia e geologia no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário e, (2) ensino do 1.º ciclo do ensino básico e de matemática e ciências naturais do 2.º ciclo do ensino básico.
Duração: 2.00 Horas
Observações: Requer inscrição prévia até dia 19 de novembro (23:59), através do preenchimento do formulário https://forms.office.com/e/6GvJviRFRw
Atividade dinamizada por Lara Amorim, bolseira FCT (2024.04293.BDANA), estudante do Programa Doutoral em Ensino e Comunicação das Ciências (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto) e membro do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.
Local:
Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
Departamento de Educação e Psicologia (edifício 5)
3810-193 Aveiro, Portugal
Instituição: CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
Tipo de Evento: Café de Ciência
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 15
Coordenadas GPS: 40.6320293, -8.6597956644331
Localidade: Aveiro
Concelho: AVEIRO
Distrito: AVEIRO
Mais informações: https://www.ua.pt/pt/cidtff/leduc/
Datas:
O "Percurso Arte Nova" é um jogo educativo para dispositivos móveis, que utiliza conteúdos em Realidade Aumentada (RA) integrado na aplicação EduCITY, desenvolvida pela equipa EduCITY, da Universidade de Aveiro. Este jogo permite a exploração do património Arte Nova existente no centro histórico da cidade de Aveiro, promovendo também o desenvolvimento de competências para a sustentabilidade. Os jogadores são guiados através de um percurso por vários pontos de interesse, como o “Obelisco da Liberdade” ou o “Museu Arte Nova”. Estes monumentos são marcadores de Realidade Aumentada, enriquecendo a experiência de jogo. Para além do objetivo de sensibilizar os utilizadores sobre a relevância da preservação do património cultural e das questões de sustentabilidade, este jogo foi desenvolvido de modo interdisciplinar, abordando diferentes disciplinas, como matemática, história ou geografia, entre outras. O jogo pode ser jogado em equipas, havendo prémios de melhor desempenho.
Atividade sujeita a inscrição prévia: https://forms.ua.pt/index.php?r=survey/index&sid=228219&lang=pt
Duração: 2.00 Horas
Observações: A inscrição deve ser feita até 18 de novembro, através deste formulário: https://forms.ua.pt/index.php?r=survey/index&sid=228219&lang=pt
A atividade é realizada em contexto outdoor e requer calçado confortável e roupa ajustada às condições climatéricas.
O ponto de encontro será junto ao Obelisco da Liberdade, na Praça Joaquim Melo Freitas, em Aveiro (Coordenadas GPS: 40.64173123428715, -8.653909952259722).
Instituição: CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
Tipo de Evento: Passeios Científicos
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 25
Coordenadas GPS: 40.64190485, -8.6540859554551
Localidade: Aveiro
Concelho: AVEIRO
Distrito: AVEIRO
Mais informações: https://educity.web.ua.pt/
Data:
Uma queixa recorrente em educação refere-se aos sistemas de ensino padronizados, com normas e orientações curriculares bem definidas e que provocam a inércia do movimento (pro)ativo e (cri)ativo dos professores. Lidar com as cobranças institucionais dos gestores, compreender as contradições entre normas e programas curriculares, adaptar-se à variedade de manuais escolares com metodologias múltiplas e, ainda, buscar o seu desenvolvimento profissional, são alguns dos conflitos e tensões que os professores têm de monitorar nestes espaços complexos. Consideramos a necessidade de um ambiente propício às ações reflexivas dos seus valores e dos seus conhecimentos, pois essa lógica é precursora de ações de insubordinação criativa. Sustentadas pela ética e em prol da justiça social, as atitudes de oposição que desafiam a autoridade estabelecida quando esta se contrapõe ao bem do outro, intencionalmente ou não, por meio de discriminação, exclusão ou incoerência, são consideradas como insubordinadas criativas. Proporemos contextos em que são evidenciadas as ações de insubordinação criativa de professores, a partir de quebras de regras preestabelecidas que contrapõem a profissionalidade docente, em prol de fazer o bem aos estudantes ou àqueles que estão inseridos no ambiente educativo. Para isso, instigaremos os docentes para a conscientização das diretrizes despontadas na teoria, empoderando-os e colaborando para o exercício da autonomia, da criatividade e do trabalho colaborativo.
Duração: 1.30 Horas
Observações: A atividade é direcionada, principalmente, a professores de Ciências e Matemática. Serão, contudo, aceites inscrições de outras pessoas interessadas no tema.
A inscrição deverá ser feita até 20 de novembro, às 23:59, no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdAfdRe4OeGF3tT5qMmtirzrxsgY4NORjaB3ryLAIjQko4j0A/viewform
Atividade dinamizada por Daniella Assemany da Guia, colaboradora do CIDTFF – Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro (Portugal), onde integra o LabDCT - Laboratório de Didática de Ciências e Tecnologia.
Instituição: CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra, Debate, Workshop
Presença: Online
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Localidade: N/A (atividade online)
Concelho: AVEIRO
Distrito: AVEIRO
Mais informações: https://www.ua.pt/pt/cidtff | https://gepicufrj.wixsite.com/gepic
Data: