Uma queixa recorrente em educação refere-se aos sistemas de ensino padronizados, com normas e orientações curriculares bem definidas e que provocam a inércia do movimento (pro)ativo e (cri)ativo dos professores. Lidar com as cobranças institucionais dos gestores, compreender as contradições entre normas e programas curriculares, adaptar-se à variedade de manuais escolares com metodologias múltiplas e, ainda, buscar o seu desenvolvimento profissional, são alguns dos conflitos e tensões que os professores têm de monitorar nestes espaços complexos. Consideramos a necessidade de um ambiente propício às ações reflexivas dos seus valores e dos seus conhecimentos, pois essa lógica é precursora de ações de insubordinação criativa. Sustentadas pela ética e em prol da justiça social, as atitudes de oposição que desafiam a autoridade estabelecida quando esta se contrapõe ao bem do outro, intencionalmente ou não, por meio de discriminação, exclusão ou incoerência, são consideradas como insubordinadas criativas. Proporemos contextos em que são evidenciadas as ações de insubordinação criativa de professores, a partir de quebras de regras preestabelecidas que contrapõem a profissionalidade docente, em prol de fazer o bem aos estudantes ou àqueles que estão inseridos no ambiente educativo. Para isso, instigaremos os docentes para a conscientização das diretrizes despontadas na teoria, empoderando-os e colaborando para o exercício da autonomia, da criatividade e do trabalho colaborativo.
Duração: 1.30 Horas
Observações: A atividade é direcionada, principalmente, a professores de Ciências e Matemática. Serão, contudo, aceites inscrições de outras pessoas interessadas no tema.
A inscrição deverá ser feita até 20 de novembro, às 23:59, no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdAfdRe4OeGF3tT5qMmtirzrxsgY4NORjaB3ryLAIjQko4j0A/viewform
Atividade dinamizada por Daniella Assemany da Guia, colaboradora do CIDTFF – Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro (Portugal), onde integra o LabDCT - Laboratório de Didática de Ciências e Tecnologia.
Instituição: CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra, Debate, Workshop
Presença: Online
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Localidade: N/A (atividade online)
Concelho: AVEIRO
Distrito: AVEIRO
Mais informações: https://www.ua.pt/pt/cidtff | https://gepicufrj.wixsite.com/gepic
Data: