Na confluência da Semana da Ciência e da Tecnologia com a Semana da Consciência Negra, propomos um encontro de ciência pública sobre racismo quotidiano e epistémico no Portugal contemporâneo. No decorrer deste evento serão apresentados e discutidos os resultados preliminares do Inquérito “Racismo Quotidiano em Portugal”, realizado no âmbito do projeto de pesquisa AGRRIN - Corpos Geradores: da agressão à insurgência. Contributos para uma pedagogia decolonial, coordenado pela Professora Doutora Judite Primo e promovido pelo Centro de Estudos Interdisciplinares de Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona (CeiED – ULusófona). O projeto AGRRIN tem como principal objetivo mapear e analisar processos de racismo e insurgência quotidianos no Portugal contemporâneo, nomeadamente (i) compreender as expressões do racismo quotidiano, (ii) identificar como se desenvolvem ações afirmativas de reação e resistência, e (iii) propor contributos para a construção de uma pedagogia decolonial. Adicionalmente, neste encontro propõe-se ainda refletir sobre o modo como o conhecimento académico tem contribuído para a reprodução de imaginários sobre raça/racismo e (de)colonialidade no Portugal contemporâneo.
Duração: 2.00 Horas
Instituição: Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento / Universidade Lusófona
Tipo de Evento: Debate, Exposições
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 70
Coordenadas GPS: 38.7599156, -9.1532421
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://agrrin.net
Data:
O OP. Edu – Observatório das Políticas de Educação e Formação abre as suas portas, no dia 22 de novembro, sexta-feira, para conversas online com o público que queira conhecer o seu mundo: a sua missão, atividades e projetos.
O OP. Edu é uma criação conjunta do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona e do Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra e tem por objeto a disseminação de informação, bem como, a realização de estudos e trabalhos de investigação fundamental e aplicada que contribuam para o melhor conhecimento das políticas e das práticas de educação e formação. Na prossecução da sua missão segue os princípios da Ciência Aberta: transparência, acesso aberto à investigação e aos dados produzidos, reutilização da informação e uso de ferramentas web.
Duração: 0.30 Horas
Observações: As conversas online estão sujeitas a inscrição prévia, até ao dia 20 de novembro, no seguinte formulário: https://forms.gle/rzr9yxen6ppyyfAB6
Instituição: Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento / Universidade Lusófona
Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios
Presença: Online
Máximo de Participantes por Sessão: 4
Localidade: Online.
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Mais informações: https://www.opedu.pt/
Datas: