No âmbito da exposição “Drawing Things Together”, esta visita comentada por artistas e investigadores do i2ADS-FBAUP irá explorar o papel do desenho na relação entre as Artes e as áreas CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
A visita parte do texto emblemático de Bruno Latour com o mesmo título para compreender de que forma o nosso conhecimento se produz ao transformar dados observados e recolhidos nos laboratórios em desenhos, inscrições e imagens.
Os desenhos apresentados na Galeria da Biodiversidade são o resultado de um intenso período de investigação, em que artistas entrevistaram cientistas de diversas áreas; recolheram, discutiram e analisaram os seus desenhos para perceber como o desenho conecta os cientistas a fenómenos tão variados como a vida microscópica, a constituição da matéria, o funcionamento do cérebro, o movimento humano, a organização dos espaços sociais, a relação com outras espécies, a termodinâmica ou o próprio pensamento.
Com base nestes desenhos, queremos também perceber como os artistas recorrem a outras estratégias criativas – o pensamento lateral e divergente – para abordar os mesmos fenómenos, num diálogo com as representações da ciência.
Os desenhos apontam possíveis direcções de investigação nas quais o dualismo entre imagem e escrita, conhecimento incorporado e lógico e arte e ciência na universidade pode ser desafiado.
Duração: 1.00 Horas
Observações: Esta exposição é organizada pelo grupo DRAWinU – Drawing Across University Borders, financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto PTDC/ART-OUT/3560/2021.
A participação na visita é gratuita mediante inscrição prévia (visitas@mhnc.up.pt).
Instituição: Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva
Tipo de Evento: Visitas Guiadas a Museus
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Coordenadas GPS: 41.153693137015, -8.6425172032623
Localidade: Porto
Concelho: PORTO
Distrito: PORTO
Mais informações: https://www.facebook.com/mhnc.up.pt
Data: