Saiba onde acontecem as ações

Marés alimentares: “O Mar no Pomar”

Pretende-se com esta atividade responder à pergunta: “Como é que as algas podem contribuir para a conservação da fruta?”
As algas podem ser uma alternativa inovadora e natural para a conservação de frutas devido às suas propriedades antioxidantes, antimicrobianas e capacidade de formar revestimentos comestíveis. As algas podem ajudar na conservação de frutas através de:
- Revestimentos comestíveis: extratos de algas, como alginatos (extraídos de algas castanhas) e carragenanas (de algas vermelhas), podem ser usados para criar revestimentos comestíveis. Estes revestimentos formam uma barreira que reduz a perda de água e a exposição ao oxigénio, fatores que aceleram o amadurecimento e a deterioração da fruta.
- Ação antimicrobiana: certas algas têm compostos bioativos que inibem o crescimento de microrganismos prejudiciais, como fungos e bactérias, que causam o apodrecimento de frutas. Ao aplicar estes compostos em frutas, pode-se reduzir a necessidade de conservantes artificiais.
- Propriedades antioxidantes: as algas contêm compostos antioxidantes (como polifenóis e carotenoides) que ajudam a reduzir a oxidação das frutas, prolongando a sua vida útil. Estes antioxidantes retardam reações químicas que levam ao escurecimento e à perda de nutrientes nas frutas.
- Controlo da maturação: o revestimento à base de algas pode ajudar a regular o processo de troca gasosa, diminuindo a produção de etileno. Assim, o amadurecimento é mais controlado.

Inscrições: https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=rYVrU0ikhkGpr-PMrTMCxbOL0rNEmaxGjoZcXKG613VUNVJPVDZGS0lGNENOVTNJNFlTQUpMMllUVy4u&route=shorturl

Duração: 1.00 Horas

Observações: Investigadoras Responsáveis pela Atividade: Ana Augusto, Maria Joaquina Pinheiro, Susana Silva

Instituição: Instituto Politécnico de Leiria

Tipo de Evento: Workshop

Presença:

Máximo de Participantes por Sessão: 20

Coordenadas GPS: 39.3649772, -9.4030587474653

Localidade: Peniche

Concelho: PENICHE

Distrito: LEIRIA

Mais informações: https://www.ipleiria.pt/estm/

Data:

20-11-2024 18:00