PRÉMIO CIÊNCIA VIVA MÉDIA 2022

Minuto Verde

Da autoria da Quercus, o Minuto Verde é uma rubrica semanal da RTP1 que apresenta aos cidadãos conselhos práticos para melhorar o meio ambiente. É emitida desde 2006 nos dias úteis às 08.00, 09.00 e 10.00 no programa “Bom Dia, Portugal”.

O programa de televisão esteve na base da conceção do livro “Minuto Verde”, uma ferramenta de educação ambiental, com conteúdos atuais e acessíveis a qualquer cidadão, com vista a reduzir o impacte ambiental das suas escolhas e incentivar um estilo de vida orientado para a defesa do planeta. Através de 11 capítulos temáticos, com ilustrações originais, o livro oferece cerca de 200 conselhos nas principais áreas ambientais abordadas no programa de televisão.

O projeto-piloto “O Minuto Verde vai à Escola” envolve ativamente a comunidade escolar de seis escolas dos distritos de Lisboa e Portalegre na elaboração de conteúdos audiovisuais sobre as mais diversas temáticas ambientais, inspirados no formato da rubrica de televisão. Os alunos são convidados a elaborar um guião, com base num kit pedagógico fornecido pelo projeto às escolas, sobre um tema ambiental da atualidade, dando conselhos práticos para reduzir a pegada ecológica no quotidiano.