Saiba onde acontecem as ações

Programa em atualização

Eventos


Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade

Alimentar (a) com-ciência

ID: 2553

Esta proposta tem como objetivo despertar o jovem universitário para perceber as diferentes estratégias comunicacionais evocadas em torno do mercado da alimentação. Para tanto, caberá a organização de uma rota a ser explorada que destaque diferentes tipologias no setor da restauração instalados na proximidade da Universidade do Minho, no Campus de Gualtar.

De modo estratégico, o horário para o início da atividade será às 10h30 da manhã, um momento próximo à hora do almoço. Após as instruções da atividade, que ocorrerá no edifício do ICS, o grupo seguirá caminhando para cumprir o seguinte trajeto: Praceta do Vilar, Rua do Vilar, Rua Nova de Santa Cruz, McDonald´s Braga Gualtar, volta ao edifício do ICS. Projeta-se que o percurso dure aproximadamente 40 minutos.

Os estudantes serão orientados para que, nesse trajeto, captem dez imagens de acordo com seus interesses pessoais, mas que enuncie os diferentes aspetos vinculados aos estabelecimentos por onde passarão, quer sejam objetos ou mensagens. Será sugerido para que no percurso se evite a troca de ideias com os demais colegas.

De volta ao ICS, por meio de recursos virtuais, as imagens captadas serão aglutinadas em um canal virtual. Antes de refletir sobre esse conjunto imagético, questionar-se-á sobre os outros sentidos, além da visão, que o grupo teria percebido ser aflorado na rota. Esse tópico permite aflorar o debate da condição do alimento como um elemento que move diferentes sentidos. Quanto às imagens, elas serão abordadas quanto aos signos que apresentam e representam. A partir desse dispositivo será questionado sobre as invisibilidades que estão por trás das imagens captadas, como: os diferentes agentes envolvidos, como produtores, assim como os meios de transporte e a possibilidade do comércio justo que ronda no campo da alimentação. Nesse ponto os participantes serão desafiados para alimentarem o novo canal com essas imagens_ também será apresentado e exposto no canal a calculadora virtual da pegada ecológica em relação ao consumo dos alimentos, para que possam conhecer, usar e comentar sobre esse uso e possibilidades nos tempos futuros_ por fim, serão questionados sobre o fim do ciclo dos alimentos, despertando para a questão do desperdício e para a opção da compostagem, e para explorarem sobre esse tema no novo canal.

Duração: 2.00 Horas

Instituição: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade

Tipo de Evento: Passeios Científicos

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 15

Localidade: Braga, Gualtar

Concelho: BRAGA

Distrito: BRAGA

Mais informações: https://www.cecs.uminho.pt/?p=19203&preview=true

Data:

23-11-2022 10:30


Ciência na escola: explorando o território e as suas dinâmicas

ID: 2607

As transformações económicas, sociais e físicas do território são cada vez mais intensas. As relações complexificaram-se e os comportamentos são cada vez mais individualizados, promovendo uma constante compressão espacial e aceleração temporal. A compreensão destes processos não é simples. Mas pode ser divertida! Nesta atividade, dirigida a alunos do ensino secundário, exploram-se diferentes metodologias de representação e territorialização dessas mudanças. Desde a recolha de informação ao seu mapeamento e apresentação, os alunos desenvolvem e realizam uma pequena investigação sobre o meio envolvente da escola, produzindo um pequeno website para comunicação e divulgação.
Numa primeira fase os estudantes identificam o contexto territorial em que estão inseridos, as divisões administrativas e exploram as suas principais características. Num segundo momento, exploram fontes de informação e constroem uma base de dados. Num terceiro momento, exploram sistemas de informação geográfica de acesso gratuito (Excel, ArcGis), aprendendo a construir representações cartográficas e modelos 3D. Num terceiro momento constroem, em coletivo, um pequeno site (dashboard) de apresentação e demonstração à comunidade.

Duração: 2.00 Horas

Observações: Atividade interativa com alunos, procurando despertar o interesse pela ciência e experimentação, através da aplicação de metodologias e ferramentas digitais.

Instituição: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade

Tipo de Evento: Workshop

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 50

Coordenadas GPS: 41.6929645, -8.8340884

Localidade: Colégio do Minho

Concelho: VIANA DO CASTELO

Distrito: VIANA DO CASTELO

Mais informações: https://www.cecs.uminho.pt/?p=19203&preview=true

Data:

24-11-2022 11:00