As transformações económicas, sociais e físicas do território são cada vez mais intensas. As relações complexificaram-se e os comportamentos são cada vez mais individualizados, promovendo uma constante compressão espacial e aceleração temporal. A compreensão destes processos não é simples. Mas pode ser divertida! Nesta atividade, dirigida a alunos do ensino secundário, exploram-se diferentes metodologias de representação e territorialização dessas mudanças. Desde a recolha de informação ao seu mapeamento e apresentação, os alunos desenvolvem e realizam uma pequena investigação sobre o meio envolvente da escola, produzindo um pequeno website para comunicação e divulgação.
Numa primeira fase os estudantes identificam o contexto territorial em que estão inseridos, as divisões administrativas e exploram as suas principais características. Num segundo momento, exploram fontes de informação e constroem uma base de dados. Num terceiro momento, exploram sistemas de informação geográfica de acesso gratuito (Excel, ArcGis), aprendendo a construir representações cartográficas e modelos 3D. Num terceiro momento constroem, em coletivo, um pequeno site (dashboard) de apresentação e demonstração à comunidade.
Duração: 2.00 Horas
Observações: Atividade interativa com alunos, procurando despertar o interesse pela ciência e experimentação, através da aplicação de metodologias e ferramentas digitais.
Instituição: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade
Tipo de Evento: Workshop
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 50
Coordenadas GPS: 41.6929645, -8.8340884
Localidade: Colégio do Minho
Concelho: VIANA DO CASTELO
Distrito: VIANA DO CASTELO
Mais informações: https://www.cecs.uminho.pt/?p=19203&preview=true
Data: