Saiba onde acontecem as ações

Programa em atualização

Observação e registo macro e microscópicos do Ecossistema do Rio Este, Braga

ID: 2474

No âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia, uma das atividades propostas pelo CIEC-UMinho denomina-se “Do Rio para o Lab”. A atividade decorre em vários dias, iniciando-se no momento da primeira aula de prática laboratorial (2h) da Unidade Curricular de Ciências da Natureza I, do 1.º Ano do curso de Licenciatura em Educação Básica do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Havendo três turnos, dois com aula no dia 21/11 e outro com aula no dia 22/11, nos respetivos momentos, cada turno de cerca de 20 alunos irá com a docente fazer a observação e registo macroscópico do ecossistema do Rio Este, em Braga, paralelamente ao qual há um percurso pedestre e já alguns placards com identificação da fauna e flora do ecossistema.
Este local foi escolhido por ser um recurso muitas vezes alvo de desequilíbrio ambiental, por descargas de poluentes que dizimam seres vivos aquáticos, sendo os efeitos bem visíveis em cardumes.
Vários movimentos de contestação se têm insurgidos, quer nas redes sociais, quer localmente com a aplicação de cartazes apelando à proteção deste ecossistema. As margens do rio contam com diversos espaços de lazer e de prática desportiva, apresentando-se assim como uma área promotora de saúde e bem-estar em contacto com o ambiente natural. Desta forma, as descargas de poluentes no Rio Este são visíveis para grande parte da população que usufrui do local e prejudiciais a todos os seres vivos. Além da fauna e da flora, que em linguagem comum considera animais e plantas, o ecossistema conta ainda com fungos e líquenes (associação de algas com fungos) visíveis a olho nu, bem como com seres de dimensões inferiores que só se tornam visíveis ao microscópio, como é o caso de bactérias, protozoários e outros, igualmente importantes para o ecossistema e a preservar dada a sua função crucial, nomeadamente como decompositores.
Planeia-se a seguinte sequência de atividades:
1) Recolha de material (água do rio, folhas, fores, etc.) e registos fotográficos (dias 21 e 22 de novembro) no percurso do Rio Este entre a Av. dos Lusíadas (Hotel Meliã) e a Av. Dr. Francisco Salgado Zenha (Parque Desportivo da Rodovia), sendo o local final um dos pontos de descargas de poluentes para o rio.
2) Observação do material recolhido no Laboratório de Ciências do IE ao Microscópio nos mesmos dias.
3) Edição de fotografias e vídeos de imagens macro e microscópicas e sua exposição no IE-UM no dia 25/11, com convite à comunidade para visita.

Exploração do meio local com os objetivos de despertar a curiosidade dos jovens, futuros professores, para a ciência e investigação face ao meio envolvente_ aprofundar conhecimentos na área das ciências biológicas_ refletir sobre a biodiversidade de dimensões macro e microscópicas_ sensibilizar para a importância da preservação e potenciação dos recursos naturais locais com influência na saúde e bem-estar para os seres humanos e para as outras espécies.

Duração: 20.00 Horas

Instituição: Centro de Investigação em Estudos da Criança

Tipo de Evento:

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 65

Coordenadas GPS: 41.56184865, -8.3972929655545

Localidade: Universidade do Minho
Campus do Gualtar, Braga

Concelho: BRAGA

Distrito: BRAGA

Datas:

21-11-2022 09:00

21-11-2022 14:00

22-11-2022 14:00

25-11-2022 09:00