In this talk drawing on a genealogy of humanitarianism, João Arriscado Nunes analyses the ways in which Western security and humanitarian policies are put into practice in “emergency humanitarian situations” and the forms of resistance which challenge them.
Duração: 2.00 Horas
Observações: Presentation: João Arriscado Nunes (CES/FEUC)
Discussants: Bruno Sena Martins (CES)
[Registration is free, but mandatory]
Recomended Reading: Nunes, João Arriscado (2021), _A Being that was not made to suffer: on the difference of the human and the differences between humans_, in Boaventura de Sousa Santos_ Bruno Sena Martins (orgs.), The Pluriverse of Human Rights: The diversity of struggles for dignity. New york & London: Routledge.
Organização: Doctoral Programme in Human Rights in Contemporary Societies
Instituição: Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
Coordenador(a) do Programa: Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 53
Localidade: Coimbra
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Mais informações: https://www.ces.uc.pt/pt/agenda-noticias/agenda-de-eventos/2021/a-being-that-was-not-made-to-suffer
Data:
Os materiais plásticos revolucionaram a vida moderna como a conhecemos, sendo atualmente usados no fabrico de inúmeros utensílios para o dia a dia, requintadas peças de vestuário e quase todo o material tecnológico de que dispomos. Contudo, o seu uso abusivo por parte do Homem e as dificuldades associadas à sua eliminação/tratamento tem contribuído para um dos maiores problemas ambientais que Humanidade atravessa. A eliminação dos plásticos do ambiente constitui um enorme e difícil desafio pois os produtos petroquímicos de que estes são feitos não se degradam naturalmente. O lixo de plástico pode ser incinerado, mas esta aproximação conduz a uma elevada produção de micropartículas tóxicas e à libertação de gases altamente poluentes para a atmosfera, acarretando problemas de saúde, patrimoniais e económicos. A reciclagem dos plásticos é uma outra possível alternativa, que comporta também uma série de problemas, tais como a limpeza, a separação e a dificuldade em desenvolver novas aplicações para os materiais reciclados. O aumento das necessidades energéticas e o esgotamento dos recursos petrolíferos têm vindo, pois, a criar uma necessidade crescente em desenvolver novos materiais plásticos provenientes de fontes alternativas renováveis. Neste contexto, a implementação de tecnologias inovadoras para a produção sustentável de materiais plásticos mais ecológicos a partir de fontes naturais renováveis (como produtos agroalimentares – cereais, cascas de frutos, ou dióxido de carbono), como substitutos dos derivados de petróleo, pode constituir uma alternativa na qual a Ciência - a Química, em particular, terá certamente um importante e decisivo papel no futuro próximo.
Em linha com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, esta palestra pretende sensibilizar os participantes para os problemas socioeconómicos, ambientais e de saúde pública relacionados com o uso abusivo dos plásticos derivados do petróleo_ promover a reflexão individual e coletiva sobre a importância de reciclar, reutilizar reduzir e repensar o uso dos materiais plásticos_ e, divulgar a relevância da Química, em particular da Investigação desenvolvida no Departamento de Química da Universidade de Coimbra no domínio do desenvolvimento de bioplásticos como alternativas sustentáveis aos plásticos comuns. Palestra dinamizada pelo Investigador Rui Carrilho, CQC, DQ-FCTUC.
Duração: 0.50 Horas
Instituição: Centro de Química de Coimbra
Coordenador(a) do Programa: Ana Lúcia C. Lopes
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 35
Coordenadas GPS: 40.207799376879, -8.4237347783355
Localidade: Coimbra
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Data:
Lição do CEG - Colégio de Estudos Globais do CES-UC proferida pela socióloga Oyèrónké Oyewùmi (Stony Brook University). Atualmente, a exortação para descolonizar universidades, disciplinas, movimentos sociais e até o próprio conhecimento tem ressonâncias globais. Em nenhum lugar esta demanda de transformação social ressoa mais do que em África, e entre as comunidades de descendência africana, dado o seu secular lugar num sistema global desigual e injusto. Desde a sua emergência, as epistemologias eurocêntricas foram fundamentais à subjugação dos povos conquistados e à sua contínua dominação. Assim sendo, a recuperação de tradições intelectuais endógenas é necessária aos esforços dos africanos para reclamar a sua soberania. Esta lição basear-se-á na sua pesquisa de décadas sobre sistemas de conhecimento africanos, género, raça, descolonialidade e auto-recuperação.
Duração: 2.00 Horas
Observações: A atividade decorre no Teatro Paulo Quinta, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Instituição: Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
Coordenador(a) do Programa: Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 120
Localidade: Coimbra
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Mais informações: https://ceg.ces.uc.pt/?id=35062&lang=1
Data:
Visita aos laboratórios da Unidade de I&D Química-Física Molecular com demonstrações do tipo de investigação realizadas no âmbito da utilização de espetroscopia vibracional para o estudo de: diagnóstico de cancro de mama em secções histológicas, discriminação entre diferentes linhas celulares de cancro, impacto metabólico de agentes anticancerígenos em linhas celulares tumorais, avaliação da atividade antioxidante de plantas marítimas e discriminação entre casos forenses e arqueológicos.
Duração: 1.00 Horas
Instituição: Unidade de I&D Química-Física Molecular, Universidade de Coimbra
Coordenador(a) do Programa: Joana Marques
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Localidade: Coimbra
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Datas:
Com esta atividade pretendemos dar a conhecer o projeto INOCleanMat, um projeto centrado no desenvolvimento de novos materiais para captura, armazenamento e posterior utilização de energias limpas. Para tal iremos fazer a demonstração de uma célula solar sensibilizada por corante (obtido de um fruto), cujo funcionamento dependerá da captura da “luz solar”. Mostraremos também o funcionamento de um protótipo de uma bateria redox de fluxo, uma promissora forma de armazenamento de energia elétrica na forma de energia química. Workshop dinamizado pelos Investigadores Daniela Pinheiro e Ricardo Pereira, CQC, DQ-FCTUC.
Duração: 30.00 Horas
Instituição: Centro de Química de Coimbra
Coordenador(a) do Programa: Ana Lúcia C. Lopes
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 15
Coordenadas GPS: 40.207782989478, -8.4237347783355
Localidade: Coimbra
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Datas:
Palestra com o biólogo marinho José Xavier sobre as suas aventuras enquanto investigador e especialista em Ciência Polar, dirigida a alunos do 9º ano da E.B. 2,3 Pedrosa Veríssimo (Figueira da Foz).
Duração: 0.45 Horas
Observações: Acesso restrito
Instituição: MARE-Marine and Environmental Sciences Centre
Coordenador(a) do Programa: Zara Teixeira
Tipo de Evento:
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Coordenadas GPS: 40.143189973658, -8.8577269257812
Localidade: Figueira da Foz
Concelho: FIGUEIRA DA FOZ
Distrito: COIMBRA
Data:
Com o objetivo promover a ciência que se faz em Portugal, dando a conhecer os nossos cientistas, o que investigam e os seus contributos para o avanço do conhecimento, a Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra organizou o “Festival Social da Ciência”.
A UICISA: E compreende que a investigação em Ciências da Saúde deve produzir conhecimento, produtos e serviços cada vez mais centrados nas reais necessidades do cidadão. Com a realização deste festival, pretende-se consciencializar os cidadãos sobre a importância do seu papel na construção da ciência e, assim, reduzir o distanciamento entre investigadores e cidadãos a fim de incitar um maior Envolvimento do cidadão nos processos de investigação da UICISA: E.
Acreditamos que o Envolvimento de cada um é crucial para uma ciência centrada nas reais necessidades de todos os Cidadãos. As metodologias de investigação em saúde devem sustentar-se num processo ativo de interação investigador-cidadão, que abandone o paradigma de “investigação realizada sobre ou para o cidadão” e que adote cada vez mais a prática de uma “investigação realizada com o cidadão”.
Deste modo a UICISA: E da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra celebrará os 25 anos do Dia Nacional da Cultura Científica promovendo a ciência que a UICISA: E faz em Portugal.
Duração: 2.30 Horas
Observações: O Festival Social da Ciência contará com a participação de maiores de idade vinculados à APOSénior-Coimbra – uma Universidade da Terceira Idade.
Instituição: Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Coordenador(a) do Programa: João Luís Alves Apóstolo
Tipo de Evento:
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Localidade: Coimbra
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Data:
O Ciclo Leituras em Diversidade integrado na Rede de Investigação Bibliotecas, Políticas culturais e Leitura pública, pretende dinamizar investigação e disseminar conhecimento nesta área interdisciplinar.
Programa
Leituras com Florita Telo (Angola)
Leituras com Luisa de Pinho Valle (Brasil)
Leituras com Cristina Del Villar (Espanha)
Leituras com Maria Mercone (Itália)
Organização: Centro de Estudos Sociais/Biblioteca NorteSul (Maria José Carvalho, Adriana Bebiano, Paula Sequeiros e Paula Machava) e Rede de Investigação Bibliotecas, Políticas culturais e Leitura pública
Duração: 1.00 Horas
Observações: [Inscrição gratuita, mas obrigatória. Lotação limitada]
Instituição: Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
Coordenador(a) do Programa: Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 25
Localidade: Coimbra
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Mais informações: https://www.ces.uc.pt/pt/agenda-noticias/agenda-de-eventos/2021/leituras-em-diversidade
Data:
Conversa + Oficina com Adriana Bebiano (CES/FLUC), Catarina Martins (CES/FLUC), Júlia Garraio (CES), Oyeronké Oyewùmí (Stony Brook University), Sheila Khan (ICS/U. Minho).
Programa:
I. 09h30-10h30 | Mundos de género: Conversa entre Oyèrónké Oyewùmi (Stony Brook University) e Adriana Bebiano (CES/FLUC)
II. 11h00-13h00 | Mundos de género: histórias, epistemologias, debates: Oficina com Catarina Martins (CES/FLUC), Sheila Khan (ICS/U. Minho), Júlia Garraio (CES)
1. Catarina Martins (CES/FLUC), Mundos sem género? lutas feministas em tantos géneros de mundos?
2. Sheila Khan (ICS/U. Minho), Sentir e Compreender a Urgência da Descolonização: Processos de Racialização no Ensino Superior em Portugal
3. Júlia Garraio (CES), Posicionalidade de quem? Respostas feministas a Colónia
Duração: 3.30 Horas
Instituição: Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
Coordenador(a) do Programa: Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 53
Localidade: Coimbra
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Mais informações: https://ceg.ces.uc.pt/?id=35064&lang=1
Data:
O projeto LouMu visa usar muões cósmicos para mapear estruturas geológicas. Antes de ser colocado numa galeria mineira no Centro Ciência Viva do Lousal, aproveitamos a fase de otimização e calibração do telescópio para mapear o edíficio do Departamento de Física da Universidade de Coimbra, onde se encontra o laboratório de detetores do LIP.
O detetor e demais equipamento está em exposição na entrada do Departamento de Física, de 22 a 26 de novembro no horário de funcionamento da
secretaria do departamento de física.
Observações: Como é um espaço de passagem para o Departamento de Física, não é preciso inscrição.
Os equipamentos estarão expostos durante toda a semana, pelo que os horários
serão aqueles em que o acesso ao Departamento de Física é livre.
Instituição: LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas
Coordenador(a) do Programa: Pedro Morais Salgueiro Teixeira de Abreu
Tipo de Evento:
Presença:
Coordenadas GPS: 40.207750214664, -8.4245126189498
Localidade: Departamento de Física da Universidade de Coimbra,
Rua Larga,
3004–516 Coimbra
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Mais informações: https://pages.lip.pt/loumu/
Datas:
É do conhecimento público que o PLANO 21I23 ESCOLA+, Plano de Recuperação de Aprendizagens, foi concebido com o objetivo de permitir a recuperação das aprendizagens, e o desenvolvimento psicopedagógico e motor das crianças e jovens, procurando garantir que ninguém fica para trás. Nesse sentido, no Agrupamento de Escolas de Góis, o Clube Ciência Viva na Escola, em parceria com o Departamento de Matemática e Ciências Experimentais (DMCE) e outros Clubes e Projetos do Agrupamento, tem dinamizado diversas atividades, desde o início do ano letivo, no sentido de permitir a revisitação e a recuperação das aprendizagens que, por força dos períodos de confinamento e dos condicionalismos de distanciamento físico impostos pela pandemia, não puderam ser treinadas e/ou consolidadas e que, no presente ano letivo, se revelam fundamentais na aquisição de novas aprendizagens e competências.
Dando continuidade ao percurso que nos conduzirá, e fortalecerá, a Recuperação das Aprendizagens, propomos a realização do Laboratório Aberto no Agrupamento de Escolas de Góis: mostra/exposição interativa de algumas atividades experimentais que sabemos, da nossa experiência de anos anteriores, irem ao encontro da vontade e curiosidade de toda a nossa comunidade educativa. Os temas em preparação englobam: os estados físicos e o ciclo da água, a filtração da água pelo solo, os tornados na água, a flutuabilidade, a dissolução e a difusão, a acidez e alcalinidade da água e das soluções aquosas estudada com indicadores de pH naturais, a germinação das sementes, a eletricidade estática, a construção de circuitos elétricos com identificação de materiais bons e maus condutores, as propriedades do ar, as reações de combustão e de ácido-base, o magnetismo, as energias renováveis, as lâmpadas de lava caseiras, entre outros.
Tendo em conta as limitações de espaço e circulação determinadas pelas autoridades de saúde, a mostra/exposição terá início no dia 23 de novembro e prolongar-se-á durante os meses de dezembro e janeiro, para que sejam abrangidas todas as escolas do Agrupamento: EB de Góis, EB de Vila Nova do Ceira e EB de Alvares.
Duração: 1.00 Horas
Observações: Inscrições em ana.varela@aegois.com
Instituição: Agrupamento de Escolas de Góis
Coordenador(a) do Programa: Ana Paula Varela
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Coordenadas GPS: 40.1599845787, -8.1147764863281
Localidade: Góis
Concelho: GÓIS
Distrito: COIMBRA
Mais informações: https://www.aegois.com/site/
Datas:
A química está de tal forma presente nas nossas vidas que podemos encontrar os seus reflexos, produtos e resultados em tudo o que nos rodeia. Neste passeio pelas ruas e jardins da cidade procura-se, em diálogo com os participantes, trazer esses reflexos para a luz do dia, assim como referir alguns dos trabalhos de investigadores do Centro de Química de Coimbra. Atividade dinamizada pelo Prof. Sérgio Rodrigues, CQC, DQ-FCTUC.
Duração: 1.50 Horas
Instituição: Centro de Química de Coimbra
Coordenador(a) do Programa: Ana Lúcia C. Lopes
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 25
Coordenadas GPS: 40.207799376879, -8.4237294139175
Localidade: Coimbra
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Data:
Pirilampos, medusas e tubos luminosos – um voa, outro vive no fundo do oceano e o outro proporciona divertimento em discotecas. Qual é o elo de ligação? A resposta reside em reações químicas intrigantes que produzem luz. Venha descobrir! Palestra dinamizada pelo Prof. João Pina, CQC, DQ-FCTUC.
Duração: 1.00 Horas
Observações: O horário da atividade é flexível e poderá ser alterado após contacto.
Instituição: Centro de Química de Coimbra
Coordenador(a) do Programa: Ana Lúcia C. Lopes
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 40
Coordenadas GPS: 40.207814740064, -8.4237401427535
Localidade: Coimbra
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Data:
A realidade virtual permite a simulação e a interacção de sistemas físicos num ambiente simulado de uma forma imersiva, recorrendo ao uso de óculos (HMD) e controladores. A realidade aumentada permite a introdução e interacção com objectos simulados no mundo real, usando por exemplo a câmera do telemóvel. Nesta palestra iremos ver exemplos destas duas novas tecnologias e a sua aplicação em Química. Palestra dinamizada pelo Prof. Paulo Abreu, CQC, DQ-FCTUC.
Duração: 1.00 Horas
Instituição: Centro de Química de Coimbra
Coordenador(a) do Programa: Ana Lúcia C. Lopes
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 40
Coordenadas GPS: 40.207774795776, -8.4237186850814
Localidade: Coimbra
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Data:
Os materiais plásticos revolucionaram a vida moderna como a conhecemos, sendo atualmente usados no fabrico de inúmeros utensílios para o dia a dia, requintadas peças de vestuário e quase todo o material tecnológico de que dispomos. Contudo, o seu uso abusivo por parte do Homem e as dificuldades associadas à sua eliminação/tratamento tem contribuído para um dos maiores problemas ambientais que Humanidade atravessa. A eliminação dos plásticos do ambiente constitui um enorme e difícil desafio pois os produtos petroquímicos de que estes são feitos não se degradam naturalmente. O lixo de plástico pode ser incinerado, mas esta aproximação conduz a uma elevada produção de micropartículas tóxicas e à libertação de gases altamente poluentes para a atmosfera, acarretando problemas de saúde, patrimoniais e económicos. A reciclagem dos plásticos é uma outra possível alternativa, que comporta também uma série de problemas, tais como a limpeza, a separação e a dificuldade em desenvolver novas aplicações para os materiais reciclados. O aumento das necessidades energéticas e o esgotamento dos recursos petrolíferos têm vindo, pois, a criar uma necessidade crescente em desenvolver novos materiais plásticos provenientes de fontes alternativas renováveis. Neste contexto, a implementação de tecnologias inovadoras para a produção sustentável de materiais plásticos mais ecológicos a partir de fontes naturais renováveis (como produtos agroalimentares – cereais, cascas de frutos, ou dióxido de carbono), como substitutos dos derivados de petróleo, pode constituir uma alternativa na qual a Ciência - a Química, em particular, terá certamente um importante e decisivo papel no futuro próximo.
Em linha com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, esta atividade pretende sensibilizar os participantes para os problemas socioeconómicos, ambientais e de saúde pública relacionados com o uso abusivo dos plásticos derivados do petróleo_ promover a reflexão individual e coletiva sobre a importância de reciclar, reutilizar reduzir e repensar o uso dos materiais plásticos_ e, divulgar a relevância da Química, em particular da Investigação desenvolvida no Departamento de Química da Universidade de Coimbra no domínio do desenvolvimento de bioplásticos como alternativas sustentáveis aos plásticos comuns. A atividade laboratorial envolverá a preparação de bioplásticos a partir de leite e de amido de milho. Atividade dinamizada pelo Investigador Rui Carrilho, CQC, DQ-FCTUC.
Duração: 1.00 Horas
Instituição: Centro de Química de Coimbra
Coordenador(a) do Programa: Ana Lúcia C. Lopes
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 20
Coordenadas GPS: 40.207801425304, -8.4237320961265
Localidade: Coimbra
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Datas:
A partir do mote “Conversas Feministas”, a XII edição do Gender Workshop Series propõe uma série de conversas com pessoas de diferentes áreas de intervenção e de trabalho no domínio da igualdade de género e da dignidade e bem-viver das mulheres em Portugal e na Galiza. Nesta sessão, Rita Alcaire conversa com Rita Joana Pinheiro Maia, a partir do seu trabalho.
Duração: 2.00 Horas
Instituição: Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
Coordenador(a) do Programa: Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
Tipo de Evento:
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 21
Localidade: Coimbra
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Mais informações: https://www.ces.uc.pt/pt/agenda-noticias/agenda-de-eventos/2021/conversa-feminista-com-rita-joana-pinheiro-maia
Data: