Saiba onde acontecem as acções

Programa em atualização constante

Demonstração dos dados do SAFe - Sistema de Monitorização e Alerta Florestal

ID: 1180

Monitorar as florestas portuguesas é uma ação fundamental para nosso futuro, tanto a monitorização da flora e fauna, como alertar para possíveis ignições florestais. Ao alertar precocemente as ignições de incêndios, as equipas de combate podem atuar de forma a minimizar os impactos da ignição. Portanto, o projeto SAFe pretende contribuir para a melhoria da monitorização da natureza e no apoio dos sistemas de vigilância já existentes no terreno. O projeto SAFe monitora a Serra da Nogueira – Bragança, com alcance de aproximadamente 13 km, efetuando o registo de diversos parâmetros e auxiliando no processo de identificação de ignições florestais. A Serra da Nogueira está equipada com módulos de sensorização de baixo custo que avaliam os parâmetros de umidade do ar, temperatura e indicies de luz infravermelha. Os módulos de sensorização estão localizados em locais diversos, como nas copas das árvores, torres de apoio, entre outros. Estes módulos são capazes de recolher dados da floresta e enviar para a central de comunicações localizada no IPB.
O projeto SAFe está em desenvolvimento, porém alguns dados já podem ser disponibilizados, em tempo real, referentes a monitorização da Serra da Nogueira.

Duração: 0.45 Horas

Observações: Investigadores: Thadeu Brito, Beatriz Flamia Azevedo, João Mendes, David Valente, Matheus Zora, José Lima, Ana Isabel Pereira

Instituição: Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente do Instituto Politécnico de Bragança

Coordenador(a) do Programa: Ana Isabel Pinheiro Nunes Pereira

Tipo de Evento:

Presença:

Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia

Máximo de Participantes por Sessão: 10

Coordenadas GPS: 41.796736169521, -6.7693268002777

Localidade: Bragança

Concelho: BRAGANÇA

Distrito: BRAGANCA

Mais informações: https://cedri.ipb.pt/

Imagens:

Datas:

23-11-2021 15:00

23-11-2021 16:00