Saiba onde acontecem as acções

Programa em atualização constante

Curvas de perseguição

ID: 1115

Se E for um evasor com velocidade u e P for um perseguidor com velocidade v > u, então P poderá apanhar E (independentemente do que E possa fazer): bastará ir até à posição inicial de E e seguir o caminho por este traçado.
A trajectória descrita por P designa-se por curva de perseguição. Mas poderá haver uma outra trajectória a que corresponda um menor tempo e/ou uma menor distância.
Estas situações poderão ser: uma criança (P) a tentar apanhar outra (E)_ um navio pirata (P) a tentar abordar um galeão (E)_ um torpedo (P) a tentar atingir um navio (E)_ um predador (P) (raposa) a tentar caçar uma presa (E) (pequeno animal), Aquiles (P) a tentar apanhar uma tartaruga (E), o Minotauro (P) a tentar apanhar um jovem cidadão de Atenas (E), etc.
Neste projecto tentaremos compreender como é que a Matemática nos poderá ajudar a calcular curvas de perseguição, para uma grande variedade de problemas. Além disso, teremos oportunidade de admirar a beleza deste tipo de curvas.
Conceitos básicos: Funções reais de variável real: máximos, mínimos, derivadas, representação gráfica. Funções trigonométricas.
Orador: Luís Trabucho de Campos

Duração: 1.00 Horas

Observações: Inscrições obrigatórias pelo email dm.divulgacao@fct.unl.pt, indicando a atividade pretendida e o número e faixa etária (ou ano de escolaridade) dos participantes a inscrever

Instituição: Centro de Matemática e Aplicações/Departamento de Matemática - NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA

Coordenador(a) do Programa: Maria do Céu Soares

Tipo de Evento:

Presença:

Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia

Máximo de Participantes por Sessão: 100

Coordenadas GPS: 38.664938515731, -9.2057703675537

Localidade: Caparica, Almada

Concelho: ALMADA

Distrito: SETUBAL

Mais informações: https://sites.google.com/fct.unl.pt/dmsemanact2021

Imagens:

Data:

24-11-2021 14:00