BRONZE E QUATRO MENÇÕES HONROSAS PARA ALUNOS DE FÍSICA
Numas Olimpíadas cuja organização acabou por ser afetada pela guerra na Ucrânia - estavam agendadas para serem em formato presencial na Bielorrússia, mas acabaram por ser online, organizadas pela Suíça - as estudantes e os estudantes nacionais registaram uma prestação notável: uma medalha de bronze e quatro menções honrosas.
A medalha de bronze foi conquistada por Jorge Costa, do Colégio de Santa Doroteia, em Lisboa, e as quatro menções honrosas foram conquistadas por Afonso Bandeira, da Escola Secundária da Lousã, por Benedita Machado, do Colégio Luso-Francês, no Porto, por Jinghao Ye, da Escola Secundária Júlio Dantas, em Lagos, e por José Silva, da Escola Secundária Alberto Sampaio, em Braga.
As Olimpíadas de Física são uma atividade promovida pela Sociedade Portuguesa de Física com o patrocínio do Ministério da Educação, da Ciência Viva, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Universidade de Coimbra.
Duas premiadas são "Raparigas na Ciência"
Benedita Machado e Jinghao Ye, que trouxeram para Portugal duas menções honrosas, são duas das estudantes portuguesas celebradas no livro "Raparigas na Ciência" , uma iniciativa da Ciência Viva, cuja primeira edição for lançada em fevereiro de 2022.
O objetivo deste projeto (que surgiu na sequência do "Mulheres na CIência" ) é dar conhecer os rostos de 115 estudantes, de norte a sul do país e do primeiro ciclo ao ensino universitário, que têm demonstrado o seu interesse pelas áreas da ciência e da tecnologia, participando em projetos científicos durante o seu percurso escolar.