Instituição: Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT) | NOVA FCT
Localização: SETUBAL , ALMADA
Anos: 9º, 10º, 11º, 12º
Área: Eletrónica, Física, Tecnologia
Ação gratuita
Descrição: Já te perguntaste por que razão alguns materiais protegem contra choques elétricos enquanto outros são a base dos processadores mais rápidos? Ou o que acontece dentro de um cabo de cobre ou como um íman consegue mover objetos sem lhes tocar? O mundo funciona através de forças que não vemos, mas que podes aprender a controlar.
Neste estágio, o laboratório transforma-se num espaço de exploração das forças invisíveis. Vais descobrir a identidade eletromagnética da matéria, dominando técnicas de medida que definem como as cargas e os campos fluem através de diferentes materiais. Vais utilizar sensores para observar a condução em metais, a resposta de isolantes e o poder de materiais magnéticos.
O estágio abre as portas à próxima geração de tecnologias através de materiais piezoelétricos e ferroelétricos, fundamentais para transformar pressão mecânica em energia ou para criar memórias de alta velocidade.
Vem descodificar o invisível e dominar os materiais que estão a desenhar o futuro tecnológico!
Observações: Este estágio resulta de atividades de investigação associadas a projetos que estão a decorrer neste momento, sendo uma excelente oportunidade de poder interagir com o que se faz de ciência no CENIMAT, CEMOP e DCM.
Este estágio decorre todos os dias, das 10:00 às 17:00, e inclui almoço.
Este ano, infelizmente, não podemos disponibilizar alojamento para alunos deslocados, pois a residência de estudantes está encerrada para obras.
Almoços: Esta ação disponibiliza almoço
Local de encontro: Ed. II DCM – NOVA FCT
Sabe mais sobre a instituição aqui