Ocupação Científica dos Jovens nas Férias 2026

OCUPAÇÃO CIENTÍFICA DE JOVENS NAS FÉRIAS 2026

Eventos em todo o país

Listagem de Ações

Do mar ao cérebro: como os compostos marinhos podem ajudar a tratar a doença de Parkinson

ID: 9882

Instituição: Instituto Politécnico de Leiria

Localização: LEIRIA , PENICHE
Anos: 10º, 11º, 12º
Área: Biologia, Ciências da Saúde

Ação gratuita

Descrição: Sabias que a Doença de Parkinson é a doença neurológica que mais cresce no mundo? Afeta mais de 6 milhões de pessoas, podendo ultrapassar os 12 milhões até 2040. Caracteriza-se pela perda de células nervosas que produzem dopamina, levando a sintomas como tremores, rigidez e lentidão de movimentos. Atualmente, não existe cura, apenas tratamentos que aliviam os sintomas.
E se a resposta estiver no mar?
O nosso grupo está a desenvolver um projeto sobre compostos marinhos com efeitos neuroprotetores, visando mostrar aos alunos o potencial dos produtos naturais em novas abordagens para a Doença de Parkinson.

Neste estágio, os alunos terão a oportunidade de:
1) Aula de campo para identificar e recolher macroalgas;
2) Contactar diretamente com investigadores e o ambiente de laboratório;
3) Aprender e aplicar técnicas laboratoriais, incluindo o cultivo de células humanas e o contato com modelos biológicos, como o zebrafish, amplamente utilizado na investigação biomédica.

Observações: Trazer bata.

Os/as estudantes terão acesso a alojamento a preço reduzido (ex: residência universitária, pousada da juventude, etc)

Os/as estudantes terão acesso a espaço para consumir refeições próprias (ex: mesas, microondas, etc)

Local de encontro: Edificio Cetemares, Peniche

Mais informações


Data:

De 13-07-2026 09:30 a 17-07-2026 17:00 Hora de Encontro: 09:30

Inscrição

Consultar inscrições

Contactar organizadores

Sabe mais sobre a instituição aqui