Saiba onde acontecem as ações

Programa em atualização

Eventos


Conferência | Colóquio | Palestra


Astronomia XXL: A Instrumentação na deteção de exoplanetas e no estudos da formação de estrelas e galáxias

ID: 5445

A luz é uma ferramenta fundamental na compreensão do nosso universo. Com os telescópios mais modernos e instrumentos capazes de analisar a luz que nos chega de outras estrelas, foi possível nos últimos anos, por exemplo, detetar centenas de planetas a orbitar outras estrelas. A procura de outras Terras e a compreensão de como as galáxias se formam são dois dos temas quentes da astrofísica moderna, motivando o desenvolvimento de novos instrumentos e missões espaciais.
Nesta palestra iremos visitar o maior observatório óptico instalado no deserto de Atacama, no Chile, mostrando como exemplo instrumentos com participação portuguesa no seu desenvolvimento, construção e exploração científica.

Duração: 0.45 Horas

Instituição: Centro Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência

Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 50

Coordenadas GPS: 38.03564785, -8.4258688970637

Localidade: Lousal

Concelho: GRÂNDOLA

Distrito: SETUBAL

Mais informações: https://lousal.cienciaviva.pt/

Data:

16-05-2024 12:00


Conferência Caminhos do Conhecimento

ID: 5424

A 8.ª edição da conferência Caminhos do Conhecimento irá acontecer na Biblioteca Almeida Garret - Porto.

O tema-chave deste ano será a felicidade. Como poderemos quantificá-la e promovê-la são questões que irão ser abordadas por investigadores de diferentes áreas científicas. A conferência será dinamizada pelo comissário Alexandre Quintanilha e está marcada para o dia 16 de maio.

Duração: 3.00 Horas

Instituição: Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica

Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 180

Coordenadas GPS: 41.14704375, -8.6262774873626

Localidade: Porto

Concelho: PORTO

Distrito: PORTO

Mais informações: https://www.streamsofknowledge.org/2024

Data:

16-05-2024 14:00


Jornadas sobre Património Industrial

ID: 5489

Integrada nas Jornadas, far-se-á a dinamização de uma sessão sobre «Gestão de Património e Comunicação de Ciência», com o exemplo do CCVEstremoz.

Duração: 2.00 Horas

Instituição: Centro Ciência Viva de Estremoz

Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 50

Coordenadas GPS: 38.842763191863, -7.5846363051056

Localidade: Estremoz

Concelho: ESTREMOZ

Distrito: EVORA

Data:

16-05-2024 12:30