Saiba onde acontecem as ações

Programa em atualização

De que é feito o Sol?

ID: 3252

No interior do Observatório Solar, os participantes começam por identificar os diversos componentes de equipamento e as funções de cada um. Segue-se uma breve descrição das características do Sol e dos processos de produção/transferência de energia, da parte central para a periferia.
Uma imagem do Sol - com cerca de 70 cm de diâmetro - evidencia algumas manchas com diversos tamanhos, formas e colorações, o que permite estabelecer conversa sobre as causas e efeitos associados.
Após a identificação e a visualização de eventuais protuberâncias, são feitas abordagens quanto à estrutura atómica de alguns elementos químicos presentes na atmosfera do Sol, oferecendo aos participantes a possibilidade de - perante lâmpadas espetrais e espetroscópios de bolso - identificar algumas riscas e c.d.o.correspondentes.
Fazendo o feixe de luz solar atravessar os elementos óticos que constituem o espetroscópio de bancada, obtém-se a faixa espetral do visível, na qual os participantes poderão identificar riscas correspondentes a elementos químicos.

Duração: 1.00 Horas

Instituição: Centro Ciência Viva de Constância- Parque de Astronomia

Tipo de :

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 10

Coordenadas GPS: 39.495166192599, -8.3245466889648

Localidade: Centro Ciência Viva de Constância

Concelho: CONSTÂNCIA

Distrito: SANTAREM

Imagens:

Data:

16-05-2023 16:00