Saiba onde acontecem as ações

Programa em atualização

A ciência num copo de vinho na cidade de Évora - Tabernas do Alentejo, Arte & Ciência

ID: 3231

O vinho é obra de arte explicada pela ciência.
Porquê o vinho? Porque o vinho fala a partir da videira que lhe dá vida.
É um convite para se desvendar os surpreendentes aromas e sabores únicos que compõe o cenário único do terroir alentejano. Da vinha ao copo, é o mote deste projeto, que permitirá aprender, vivenciar e participar ativamente em todos os processos que envolvem o ciclo do vinho: desde a preparação da terra, passando pela a poda, a apanha de vides, a enxertia, a cura, a vindima, a pisa das uvas, a fermentação, a prova do vinho,
as tabernas e a importância do vinho como elemento de sociabilidade.
O vinho é um presente para os sentidos, um investimento em emoções inesquecíveis, instiga a curiosidade e a descoberta de novas experiências. Cada garrafa tem uma história que transcende o produto.
Porquê o Alentejo? Porque o Alentejo são muitos Alentejos, muitos sabores, muitas paisagens, muitos viveres diferentes. É um dos terroir mais antigos do mundo, sendo que o início da plantação da vinha nesta região data no mínimo do período romano, como atestam as grainhas de uva descobertas nas ruínas de São Cucufate, perto de Vidigueira e alguns lagares romanos.
A vinha e o vinho são muito mais do que quilómetros que separam a costa do interior e o norte (Portalegre) do sul (Beja). A sul, o clima é mais quente e as colinas e planícies suaves são o seu contraponto ameno, dando origem a vinhos mais encorpados, redondos, ricos em taninos e com aromas a frutos silvestres e vermelhos.

Duração: 0.30 Horas

Observações: Entrada gratuita

Instituição: Centro Ciência Viva de Estremoz

Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra

Presença: Presencial

Coordenadas GPS: 38.5677923, -7.9092300354978

Localidade: Évora

Concelho: ÉVORA

Distrito: EVORA

Mais informações: https://www.ccvestremoz.com/

Imagens:

Data:

16-05-2023 19:00