Home

 

Faqs

 

Área pessoal

Como me inscrevo nas ações da Ciência Viva no Verão em Rede?

O primeiro passo é a seleção da ação na qual pretende participar e clicar em "inscrição obrigatória". Antes do formulário de inscrição, aparece o documento "Condições de Participação" que deve ser lido e aceite. Por fim, deve preencher o formulário com os dados solicitados (apenas na primeira inscrição).

 

Posso utilizar a password de inscrição do ano passado?

Não. Este ano as inscrições nas ações do Ciência Viva no Verão são diferentes: para participar deverá registar-se no MyCiencia Viva , o passaporte para todas as iniciativas da Ciência Viva. Feito o registo, poderá inscrever-se nas atividades.

 

É necessário pagar para participar nas atividades da Ciência Viva no Verão em Rede?

A maioria das atividades é de participação gratuita. No entanto, para garantir a diversidade e riqueza das experiências, algumas ações requerem o pagamento de um valor para suportar os custos da sua realização. Os custos relativos a eventual alojamento e deslocações em carro próprio terão de ser suportados pelos próprios participantes.

 

Como faço o pagamento de uma atividade não gratuita?

O pagamento será feito por multibanco. As instruções para proceder ao pagamento são apresentadas diretamente no ecrã e enviadas, via email, para o participante.

 

Serei reembolsado caso a atividade seja cancelada?

Sim. No caso de cancelamento da atividade, o Centro Ciência Viva responsável pela sua organização entrará em contacto com todos os participantes inscritos.

 

Se desistir da atividade serei reembolsado?

Não. No caso se desistir de uma atividade não gratuita, não haverá lugar a reembolso.

 

Até quando devo pagar para garantir a minha vaga?

O pagamento das atividades não gratuitas deverá ser feito até às 23h59 do dia seguinte à inscrição.

 

Existe algum limite de inscrições?

Sim. Cada participante pode inscrever-se em 3 ações a cada 24h. No total, em 15 ações . Só pode reservar, no máximo, 4 vagas em cada ação.

 

Depois de me inscrever tenho a participação garantida?

Se se inscrever até 5 dias antes da realização da atividade, está a fazer apenas uma pré-inscrição. Terá de confirmar a sua participação até 3 dias antes da atividade, através da internet. Caso não confirme a sua inscrição perderá as vagas reservadas, que serão distribuídas às pessoas em lista de espera.

 

Se me inscrever a menos de 5 dias da atividade, tenho de confirmar a inscrição?

Caso se inscreva a menos de 5 dias da data de realização da atividade, já não será necessário confirmar a sua inscrição. No entanto, continuamos a pedir que desista da sua inscrição caso não possa comparecer na atividade, dando assim lugar a outros interessados. Poderá fazê-lo através da sua "área pessoal" no website do programa.

 

Como posso ter acesso à lista das ações em que estou inscrito?

Pode imprimir, na sua área do participante, um roteiro com todas as atividades em que se inscreveu.

 

Como desisto de uma ação em que estou inscrito?

Na Área do Participante pode desistir da atividade, ou reduzir o número de vagas pretendidas. Na mensagem de e-mail que recebe - quando se inscreve na ação - tem a opção de anular a inscrição.

 

Não consigo inscrever-me na mesma ação em duas datas diferentes.

Caso pretenda registar-se numa nova data da mesma ação, deverá anular a inscrição anterior. Apenas é permitido inscrever-se numa única data (para a mesma ação).

 

Não consigo inscrever-me em mais ações.

A participação está limitada a 15 ações por pessoa, e a 3 inscrições a cada 24 horas. Na sua área pessoal pode gerir as atividades em que prefere participar.

 

Inscrevi-me em ações, mas não recebi nenhuma mensagem de confirmação.

Caso existam desistências, pode ser selecionado para participar na ação. Se passar para a lista de inscritos, receberá um e-mail automático de aviso.

 

Devo inscrever-me também nas ações com indicação "Inscrição Opcional"?

Sugerimos a inscrição nessas ações: o sistema, dessa forma, dará indicações sobre a participação nessa atividade. As inscrições ficam automaticamente confirmadas, quando feitas em ações com "inscrição opcional".

 

O meu filho menor pode ir sem um adulto responsável?

As atividades da Ciência Viva no Verão em Rede são destinadas às famílias, não existindo a possibilidade de participação de menores sem a supervisão de um adulto. Nem a Ciência Viva, nem as entidades participantes se responsabilizam pelos menores que participam nas atividades sem a companhia de um adulto.

 

Há limite de idades para os participantes nas ações?

Todas as ações da Ciência Viva no Verão em Rede destinam-se a um público diversificado e não têm limites de idade, excepto se os organizadores o indicarem na descrição da atividade.

 

Tenho dúvidas sobre o ponto de encontro da ação.

Essa informação está disponível na página da Ciência Viva (itens: Ponto de Encontro e Como Chegar). Caso necessite de mais detalhes, sugerimos o contacto para a entidade que realiza a ação.

 

Outras dúvidas

Se tiver mais alguma questão deve contactar-nos por email.