Instituição: I3S- Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universiade do Porto
Responsável: Isabel Cardoso
Nº Alunos: 2
Data: de 08-07-2024 a 12-07-2024 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Isabel Cardoso, João Oliveira, Tiago Gião e Joana Saavedra
Descrição: A cultura celular, processo pelo qual células provenientes de qualquer organismo são cultivadas num meio favorável ao seu crescimento, é uma das ferramentas mais utilizadas na investigação, devido á sua versatilidade e acessibilidade económica. É utilizada em diversos contextos, desde o estudo de novos compostos, desenvolvimento de vacinas, mecanismos celulares fisiológicos e patológicos, terapia genética, etc.
Neste estágio, vamos usar uma linha celular humana de origem neuronal como modelo da Doença de Alzheimer, e realizar várias técnicas e ensaios utilizados para avaliar os efeitos nefastos do péptido Aβ (agente causador de muitas das alterações carateristicas desta doença) no cérebro.
O estágio começa com a introdução dos estudantes à cultura celular, seus princípios básicos, técnica asséptica e contagem de células em câmara de Neubauer.
O trabalho continua com a avaliação da viabilidade celular, recorrendo ao ensaio de MTT, com medição da absorvância_ avaliação do efeito tóxico no citoesqueleto das células através da marcação com faloidina e visualização por microscopia de fluorescência_ e avaliação das proteínas destas células após a sua separação em gel de poliacrilamida desnaturante (SDS-PAGE) e coloração com o corante Azul de Coomassie, bem como pesquisa imunológica de uma proteina por Western blot.
Os estudantes terão ainda oportunidade de analisar e organizar os resultados, e de os apresentar aos membros do laboratório.
Observações: Por favor, trazer bata de laboratório
Este estágio não disponibiliza alojamento para alunos deslocados
Este estágio disponibiliza almoços
1º Dia de Estágio
Local de encontro: Entrada do i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, Rua Augusto Allen 208, 4200-135 Porto Hora: 09:30
Pessoa de contacto: Isabel Cardoso
Estágio Esgotado
Instituição: I3S- Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universiade do Porto
Responsável: Helena Vasconcelos
Nº Alunos: 2
Data: de 25-06-2024 a 28-06-2024 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): M. Helena Vasconcelos, Helena Branco, Sara Peixoto da Silva, Catarina A. Rodrigues
Descrição: O desenvolvimento de mecanismos de resistência a múltiplos fármacos antineoplásicos continua a ser um desafio significativo no tratamento oncológico, destacando a necessidade de identificar novas opções terapêuticas que possam superar esse problema. Neste estágio iremos proceder ao estudo da atividade antitumoral de fármacos em pares de linhas celulares tumorais sensíveis e resistentes a múltiplos fármacos. O aluno terá a oportunidade de contactar com técnicas de cultura celular, avaliação de crescimento celular e avaliação de expressão proteica.
Este estágio não disponibiliza alojamento para alunos deslocados
Este estágio disponibiliza almoços
1º Dia de Estágio
Local de encontro: Hall de Entrada, i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, Universidade do Porto, R. Alfredo Allen 208, 4200-135 Porto Hora: 09:30
Pessoa de contacto: Helena Branco
Estágio Esgotado
Instituição: I3S- Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universiade do Porto
Responsável: Paula Soares
Nº Alunos: 2
Data: de 01-07-2024 a 05-07-2024 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Paula Soares e Mafalda Pinto
Descrição: Os alunos serão integrados num grupo de investigação e acompanhados pelos investigadores responsáveis. Numa primeira fase, pretende-se que cada aluno tome conhecimento dos procedimentos básicos do laboratório. Posteriormente, cada aluno irá desenvolver as técnicas básicas de biologia molecular e celular como, por exemplo: extracção de ADN de linhas celulares tumorais de tiróide, realização de um PCR (Polymerase Chain Reaction), observação do produto de PCR em gel de agarose e posterior sequenciação. No final, irá interpretar os resultados obtidos e discuti-los com o investigador responsável.
Observações: i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto
R. Alfredo Allen 208
4200-135 Porto
Este estágio não disponibiliza alojamento para alunos deslocados
Este estágio disponibiliza almoços
1º Dia de Estágio
Local de encontro: Receção I3S Hora: 09:15
Pessoa de contacto: Mafalda Pinto
Estágio Esgotado
Instituição: I3S- Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universiade do Porto
Responsável: Palmira Barreira da Silva
Nº Alunos: 2
Data: de 05-08-2024 a 09-08-2024 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Pedro Moura-Alves, Palmira Barreira-Silva, Pedro Curto, Sérgio Marinho, Inês Almeida, Beatriz Moreira.
Descrição: A interação entre hospedeiro e micróbio pode ser comparado a um braço de ferro, em que cada um deles constantemente se adapta às estratégias de defesa do outro. Assim como as células do hospedeiro comunicam entre si para prevenir e reagir a potenciais “ataques” dos micróbios, as bactérias também o fazem, ajustando assim adequadamente as suas respostas e mecanismos de sobrevivência de acordo com o tipo e nível de “perigo” e/ou recursos existentes. Porém, neste braço de ferro constante, ambos os lados se espiam.
O nosso grupo identificou recentemente um mecanismo pelo qual as células do hospedeiro “espiam” e “traduzem” a linguagem das bactérias, instruindo o nosso sistema imunitário a agir quando e como necessário. Esse “espião” chama-se recetor de aril hidrocarboneto (AHR) e tem a capacidade de reconhecer moléculas da “linguagem” das bactérias e acionar mecanismos de defesa de acordo com as moléculas/”palavras” a que se liga/reconhece, monitorizando assim constantemente o potencial perigo e atuando de acordo com o mesmo.
O objetivo deste projeto é perceber como é que as bactérias e o hospedeiro se espiam um ao outro e respondem de acordo com o perigo que correm.
Observações: O estágio será efetuado no grupo Immune Sensing and Signaling Dynamics (laboratório 222.S2).
Este estágio não disponibiliza alojamento para alunos deslocados
Este estágio disponibiliza almoços
1º Dia de Estágio
Local de encontro: Porta de entrada do i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, Universidade do Porto. Rua Alfredo Allen, 208 | 4200-135 Porto Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Palmira Barreira-Silva
Estágio Esgotado
Instituição: I3S- Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universiade do Porto
Responsável: Henrique Oliveira Duarte
Nº Alunos: 2
Data: de 22-07-2024 a 26-07-2024 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Henrique Oliveira Duarte_ Daniela Freitas_ Cátia Ramos
Descrição: Todas as células do corpo humano estão revestidas por uma densa camada de açúcares (ou glicanos) que funciona como uma importante barreira protetora contra stress mecânico, biológico e bioquímico. Esta camada mucinosa e viscosa de alúcares, denominada glicocálix, representa uma interface fundamental a um conjunto variado de processos celulares e moleculares essenciais à sobrevivência da célula que inclui: comunicação/interação com células vizinhas do mesmo tecido ou do microambiente_ ativação de vias de sinalização reguladoras da proliferação, ciclo celular e estado de diferenciação da célula_ adesão à matriz extracelular e mobilidade celular, entre outros. Durante o processo de transformação maligna de células saudáveis (e.g. no contexto tumoral/de cancro), o processo de adição de açúcares à superfície celular (glicosilação) sofre perturbações, que têm como consequência a decoração da superfície celular com um conjunto de glicanos que não estão presentes em células saudáveis, e que suportam ativamente inúmeras características malignas das células tumorais: perda da capacidade de adesão_ aumento da capacidade de invadir e metastizar à distância_ alteração da sinalização celular para promover proliferação desregulada, bem como resistência à morte celular e a terapias anti-tumorais. O nosso grupo de investigação estuda de que forma estes glicanos anormais suportam mecanisticamente as características malignas de células tumorais, para depois os estabelecer como biomarcadores de diagnóstico ou prognóstico de doença, bem como para o desenvolvimento de novas terapias mais eficazes e dirigidas para o tratamento de doentes oncológicos. Neste pequeno estágio, os estudantes irão ter contacto direto com algumas técnicas (bioquímica_ cultura celular_ biologia molecular) utilizadas na caracterização destes açúcares em células e tecidos tumorais, bem como a utilização de células de cancro como modelos para o desenvolvimento das ferramentas a cima referidas.
Observações: Os estudantes irão passar 5 dias no laboratório do grupo de investigação Glicobiologia no Cancro (i3S), a acompanhar experiências laboratoriais de alguns elementos seleccionados do grupo. Não será necessário qualquer material por parte do estudante. Almoço será providenciado. No final da semana, espera-se que os estudantes sejam capazes de fazer uma pequena exposição do trabalho desenvolvido e de interpretar eventuais resultados que tenham obtido.
Este estágio não disponibiliza alojamento para alunos deslocados
Este estágio disponibiliza almoços
1º Dia de Estágio
Local de encontro: Portaria do i3S Hora: 09:15
Pessoa de contacto: NA
Estágio Esgotado
Instituição: I3S- Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universiade do Porto
Responsável: Ângela Costa
Nº Alunos: 2
Data: de 05-08-2024 a 09-08-2024 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Ângela Costa, Maria Peixoto, Maria José Oliveira
Descrição: O microambiente de tumores sólidos é caracterizado por ter baixos níveis de oxigénio, o que tem impacto no comportamento das células tumorais, e na maneira como estas podem interagir com outras células, como as células do sitema imune.
A avaliação da resposta das células tumorais nestas condições pode ser feita através da análise das protéinas que elas expressam.
Assim, o estágio começa com o estabelecimento de culturas celulares de células de cancro do cólon a 20% e 1% de oxigénio, e continua com o estudo do impacto destas diferentes condições no comportamento das células. A análise será feita através do estudo da expressão de proteínas essenciais para as células tumorais, através da sua separação em gel de poliacrilamida desnaturante (SDS-PAGE), e posterior avaliação por Western Blot. O impacto das diferentes condições na organização celular será feita através da análise das proteínas actina e tubulina, do citoesqueleto celular, usando a técnica imunocitoquímica, com avaliação por microscopia de fluorescência.
Os estagiários terão a oportunidade de analisar os resultados e de os disutir com os membros do laboratório.
Este estágio não disponibiliza alojamento para alunos deslocados
Este estágio disponibiliza almoços
1º Dia de Estágio
Local de encontro: Entrada do i3S, Rua Alfredo Allen, 208, 4200-135 Porto Hora: 09:30
Pessoa de contacto:
Estágio Esgotado